COMEÇA HOJE, DIA 4, EM JANAÚBA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NAS PESSOAS COM IDADE ENTRE 85 E 90 ANOS: SERÁ EM CASA

  • NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 8, INICIARÁ A VACINAÇÃO NOS CIDADÃOS QUE TENHAM ENTRE 80 E 84 ANOS

  

JANAÚBA - Inicia nesta quinta-feira, dia 4 de março, a imunização contra a Covid-19 nos cidadãos de Janaúba que tenham entre 85 e 90 anos de idade. As equipes de aplicadores da Secretaria Municipal de Saúde irão na residência dos cidadãos aplicar o imunizante, sendo assim, não há a necessidade dos janaubenses nessa faixa etária irem ao posto de saúde. A vacinação será de casa em casa para as pessoas que tenham acima de 85 anos de idade.

Foto Ascom Prefeitura de Janaúba

Helvécio Campos Albuquerque, secretário municipal de Saúde de Janaúba.


O secretário municipal de Saúde, Helvécio Campus Albuquerque, informa que nesta semana chegaram 810 doses da vacina contra o novo coronavírus para essa fase que abrange os janaubenses com idade entre 80 e 90 anos. A expectativa é imunizar 100% dos cidadãos que tenham de 85 a 90 anos. Nesse caso, a primeira dose deverá abranger em torno de 400 idosos nessa faixa etária que começa hoje, quinta-feira.

Imagem Ascom Prefeitura de Janaúba

Helvécio Campos Albuquerque, secretário municipal de Saúde de Janaúba.


O secretário de Saúde da Prefeitura de Janaúba informou ainda que essa vacinação em domicílio dos idosos acima dos 85 anos também acontecerá no próximo sábado, dia 6, visando que a cobertura vacinal da primeira dose seja concluída o mais breve possível.

A previsão é de que na próxima segunda-feira, 8 de março, a imunização aconteça na população de Janaúba acima dos 80 anos até 85 anos também na residência desses cidadãos. Inicialmente e diante da quantidade de doses repassadas ao município esta semana, a aplicação da primeira dose deverá abranger 47% dos janaubenses com idade entre 80 e 85 anos, a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de março. Há previsão de chegar mais doses nos próximos dias para garantir a vacinação de 100% dessa faixa etária.

“Como ainda não temos vacinas para 100% do grupo de 80 a 85 anos, serão priorizados, ou seja, a vacinação será aplicar inicialmente em quem tenham entre 84 e 85 anos, depois segue na ordem decrescente, quer dizer, 83, 82, 81 e 80 anos”, explicou o secretário ao acrescentar que as equipes de aplicadores, nas quais estão inseridos os agentes comunitários de saúde de cada setor, têm uma lista com os nomes das pessoas a serem vacinadas, de acordo com o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para evitar aglomerações nos postos de saúde, a vacinação contra a Covid-19 nos cidadãos de Janaúba que tenham entre 80 e 90 anos será na residência. Esse estilo de vacinação em domicílio também foi adotado pela Prefeitura de Janaúba junto aos moradores com idade acima de 90 anos, cuja faixa etária já teve a cobertura vacinal de 97,77%. Alguns cidadãos, em sua minoria, preferiram não serem imunizados.

CONFIRA O VACINÔMETRO EM JANAÚBA

No boletim ou vacinômetro dessa quarta-feira, 3 de março, constam 264 janaubenses com mais de 90 anos que foram vacinados. A estimativa era aplicar o imunizante em 270.

Já foram aplicadas 3.576 vacinas contra o novo coronavírus em Janaúba, sendo 2.235 primeira dose em profissionais da saúde, idosos em asilo, pessoas com deficiência em residência inclusiva e idosos acima de 90 anos, e 1.341 segunda dose.

Houve a aplicação de 3.191 (1.910 primeira dose e 1.281 segunda doses) doses da vacina entre os profissionais de saúde. 112 imunizantes, sendo 56 vacinas na primeira e mais 56 vacinas na segunda dose, em idosos que são hóspedes no asilo. Foram 9 imunizantes aplicados em 5 deficientes em residência inclusiva, dos quais 4 receberam a segunda dose. E 264 vacinas, em primeira dose, nos idosos acima de 90 anos.

Com as 810 doses que chegaram esta semana e a serem aplicadas nas pessoas entre 80 e 90 anos, o município já recebeu 5.034 doses da vacina contra a Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID