NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 80 CENTÍMETROS; SÃO 115 MILÍMETROS DE CHUVA ACUMULADA EM JANAÚBA NO FIM DE SEMANA

  • Hoje, dia 8, a represa de Janaúba tem 3,10 metros de água a mais em relação ao dia 8 de fevereiro do ano passado

 

Foto reprodução rede social

Rio Gorutuba, na região do distrito de Barreiro da Raiz, município de Janaúba, no sábado, dia 6 de fevereiro de 2021: volume de água aumentou em função da chuva. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais de 115 milímetros de chuva acumulada no fim de semana em Janaúba, cidade que também registrou o aumento no volume de água na barragem do Bico da Pedra no primeiro final de semana de fevereiro. Entre segunda-feira e sábado a represa teve redução de seis centímetros, já nesse domingo, dia 7, e hoje, segunda-feira, 8, houve a recuperação de 81 centímetros.

Conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), aos quais o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a barragem gorutubana tem 3,10 metros de água a mais em relação ao dia 8 de fevereiro de 2020. Para ficar cheia a represa do rio Gorutuba teria que ter a reposição de 14,64 metros em seu volume de água.

CHUVA

Continua chovendo em Janaúba e em todo o Norte de Minas. O fim de semana foi de clima chuvoso durante o dia e noite de sábado e domingo. O site do jornalista Oliveira Júnior verificou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia de que na tarde de sexta-feira, dia 5, foram quase quatro milímetros de chuva na cidade janaubense.

No sábado, em torno de 27 milímetros e ontem, domingo, 30 milímetros. Na madrugada e início da manhã desta segunda-feira, dia 8, choveu o correspondente a 53 milímetros. Com isso, a chuva acumulada no fim de semana supera os 115 milímetros.

O rio Gorutuba apresenta aumento em sua vazão, principalmente acima do lago da barragem do Bico da Pedra. Isso aconteceu porque choveu com mais intensidade próximo à nascente e nos afluentes do rio, sobretudo na região das comunidades de Catuni e São Geraldo, município de Francisco Sá, e no Barreiro da Raiz, distrito de Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA