JANAÚBA MANTÉM MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19, SAI DA “ONDA VERMELHA”

  • USO DE MÁSCARAS, ÁLCOOL EM GEL, DISTANCIAMENTO SOCIAL E EVITAR AGLOMERAÇÕES

 

  • Janaúba segue normas do governo estadual no plano Minas Consciente que prevê o funcionamento de todas as atividades

 

  • Decreto 019/2021 entra em vigor nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, com algumas regras para o comércio, eventos e esporte

 

  • Bares e restaurantes poderão funcionar até 0h (meia-noite) e podem ter apresentações musicais acústicas de voz e violão: mesas com até 4 cadeiras e distância de um metro e meio

 

  • Campos de futebol e quadras poderão ser utilizados, desde que seja aferida a temperatura nos participantes e haja o uso de máscara e álcool em gel 70%

 

  • Festas de carnaval permanecem canceladas

 

Com responsabilidade social e sanitária, adotada pelo Decreto 004/2021 do dia 6 de janeiro de 2021, e sempre preservando a vida da população, Janaúba está conseguindo se afastar do alto grau de risco da Covid-19 que era evidente no dia 6 do mês passado.

Seguindo a fase 3 (o município saiu da onda vermelha e passou para a onda amarela) do Plano Minas Consciente do Governo Estadual, em vigor desde 28 de janeiro e que prevê o funcionamento de todas as atividades, e nas evidências científicas, o Comitê Municipal de Gestão de Crise/Covid-19 em Janaúba concede a partir desta sexta-feira, dia 5 de fevereiro (Decreto 019/2021) a flexibilização nas medidas restritivas, mas a recomendação é da continuidade das medidas de prevenção e precaução até que se tenham 70% da população de Janaúba vacinada e imunizada.

A flexibilização nas medidas restritivas acontece porque as ações promovidas durante a vigência do decreto do dia 6 de janeiro fizeram com que houvesse diminuição de contaminação, seguindo os parâmetros técnicos, dentre eles a incidência de casos novos da doença, a capacidade de atendimento e a velocidade do avanço da doença.

Nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, entra em vigência o Decreto 019/2021 da Prefeitura de Janaúba, levando em consideração que no dia 27 de janeiro o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 aprovou a retomada segura da economia no estado durante a pandemia com base na fase 3, do Plano Minas Consciente, que acontece em meio ao início do processo de vacinação em Minas.

O QUE MUDA COM O NOVO DECRETO

O Decreto 019/2021 que entra em vigência nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, estabelece algumas regras para a flexibilização.

DOS ESPAÇOS DE FESTAS E EVENTOS

Eventos festivos, sociais e corporativos estão autorizados, desde que não excedam o limite de 100 (cem) pessoas e atenda a capacidade do local, com distância linear de 1,5m (um metro e meio), entre pessoas em filas, mesas, etc., e metragem de referência de 4m² (quarto) metros quadrados por pessoa, e aconteça com a utilização obrigatória de máscaras faciais e álcool em gel 70%.

Fica determinada a obrigatoriedade da realização de medição de temperatura de cerimonialistas, funcionários, clientes e convidados, com restrição de entrada em caso da temperatura aferida ser superior a 37,5º, sendo que os acompanhantes, independentemente da temperatura, também estarão sujeitos a restrição de entrada.

Para todos os espaços deverá haver controle do fluxo de entrada de acordo com os parâmetros de distanciamento apropriados. É de responsabilidade dos organizadores ou cerimonialistas dos eventos a observância de todas as regras.

FESTAS DE CARNAVAL PERMANECEM CANCELADAS

O Decreto Municipal 019/2021 não autoriza as comemorações das festas de Carnaval entre os dias 12 a 17 fevereiro de 2021, conforme disposto no art. 2º do Decreto de nº 13 de 25 de janeiro de 2021.

DOS RESTAURANTES, BARES, LOJAS, PADARIAS, SUPERMERCADOS E CONGÊNERES

Restaurantes, bares lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência, cafeterias, sorveterias, doceiras, padarias, supermercados, disk bebidas e similares, estão autorizados a funcionarem desde que respeitem as normas de funcionamento atualmente em vigor, e que não exceda a capacidade de 50% do limite de ocupação do local.

O horário de funcionamento para atendimento ao público será, todos os dias da semana, das 05h (cinco horas da manhã) as 00h (meia-noite). Devendo manter a distância linear de 1,5m (um metro e meio), entre pessoas, sendo possível a colocação de até 4 (quatro) cadeiras por mesa e um maior número de cadeiras para uso de crianças de até 12 (doze) anos incompletos, do mesmo núcleo familiar.

A entrada com as máscaras de proteção é obrigatória em todos os estabelecimentos, devendo ser restringidas as entradas dos clientes que não as estiverem utilizando. Os clientes deverão retirar as máscaras apenas no momento da ingestão de alimentos e líquidos, sendo recomendável o fornecimento de sacos plásticos descartáveis para o acondicionamento das mesmas, que deverão ser recolocadas no rosto ao final da alimentação.

Os estabelecimentos deverão evitar atividades promocionais e eventos ou espaços que possam gerar aglomeração de pessoas (eventos de inauguração, “Espaço Kids”, sinucas e jogos de mesa, etc);

Estão autorizadas as apresentações musicais acústicas de voz, violão e congêneres, entre 5 horas da manhã e 0h (meia-noite).

DAS ATIVIDADES FÍSICAS E DE DESPORTO

É obrigatório o agendamento de horários, para evitar aglomerações e a checagem da temperatura dos frequentadores antes de adentrar academias e espaço de treinamento, não sendo autorizada a entrada de pessoas, tanto atletas quanto colaboradores, com temperatura de 37,5º C ou mais nos locais de treino, além da utilização de máscaras faciais.

Fica recomendado ao estabelecimento o seu fechamento para limpeza completa a cada duas horas de funcionamento;

Os espaços esportivos (campos de futebol e quadras poliesportivas públicas ou privadas) poderão ser utilizados para a prática de desporto mediante prévio agendamento da Diretoria do local, respeitando as regras de aferição de temperatura com restrição de entrada em caso da temperatura aferida ser superior a 37,5º e a obrigatoriedade de utilização de máscaras faciais e álcool em gel 70%;

As atividades desportivas e de recreação ao ar livre em parques, clubes, vias e logradouros públicos, bem como aquelas desenvolvidas em academias ao ar livre, desde que seus desportistas utilizem máscaras, ficam permitidas para a população.

DAS PENALIDADES

No caso de descumprimento das regras impostas neste Decreto, deve o Município se valer do poder de polícia, com base na excepcionalidade do momento e nos termos de Lei Municipal, sujeitando o infrator além de outras penalidades, as sanções do Código Sanitário Municipal

Advertência

Pena de Multa de R$ 205,00 (duzentos e cinco reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais), graduada de acordo com a gravidade da infração, sendo inscrita na dívida ativa em caso de não pagamento;

Interdição parcial ou total do estabelecimento pelo prazo de 5 (cinco) dias;

Cancelamento de autorização para funcionamento da empresa;

Cancelamento do Alvará Sanitário do Estabelecimento;

Fechamento compulsório pelas autoridades competentes

Além das penalidades previstas neste artigo, o infrator fica sujeito ao enquadramento no crime de propagação de doença infecto contagiosa, nos termos do art. 268 do Código Penal.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA