COM MAIS MEIO METRO DE ÁGUA, BARRAGEM DO BICO DA PEDRA ESTÁ COM 27% DA SUA CAPACIDADE: DOIS DIAS ANTES ESTAVA COM 21%

  • Em 10 dias o volume de água na represa gorutubana subiu em 2,57 metros

 

  • Nesta quarta-feira, a barragem de Janaúba tem 4,74 metros de água a mais em relação ao dia 10 de fevereiro de 2020

 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba-MG, no dia 8 de fevereiro de 2021.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Quase meio metro, mais precisamente 49 centímetros, foi a elevação do volume de água na barragem do Bico da Pedra nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, em relação ao dia anterior. O aumento tem sido em virtude das chuvas dos últimos dias que proporcionaram a cheia no rio Gorutuba acima da represa.

O site do jornalista Oliveira Júnior verificou que desde domingo há acúmulo de água no lago da barragem que fica em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Neste mês o nível de água no Bico da Pedra subiu em 2,57 metros, enquanto que no mesmo período do ano passado a recuperação havia sido de aproximadamente meio metro – 49 centímetros.

Em dois dias a quantidade de água na represa aumentou consideravelmente. O Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) informa que hoje, dia 10, a barragem do rio Gorutuba está com 27,4% da sua capacidade o que corresponde a 137,32 hectômetros cúbicos de água (137 milhões de metros cúbicos). Na segunda-feira desta semana eram 21,3% o armazenamento de água no lago.

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, a barragem gorutubana tem 4,74 metros de água a mais em relação ao dia 10 de fevereiro de 2020. Ainda conforme dados do DIG, entre o dia 1º de outubro do ano passado e hoje, dia 10, considerada como época chuvosa, a represa do Bico da Pedra teve a recomposição de 5,45 metros de água e nesse mesmo período foi utilizado 1,20 metros o que implica em dizer que estaria com uma sobra de 4,25 metros em pouco mais de quatro meses.

Para ficar cheia a represa do rio Gorutuba teria que ter a reposição de 12,82 metros em seu volume de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA