CHUVAS EM JANAÚBA ULTRAPASSAM OS 60 MILÍMETROS NESTE FIM DE SEMANA

Foto Oliveira Júnior

Choveu na cidade de Janaúba na tarde de sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Já são mais de 60 milímetros o índice pluviométrico na cidade de Janaúba neste fim de semana, o primeiro de fevereiro. O domingo, dia 7. dos janaubenses foi de chuva fina variando com uma rápida estiagem desde a madrugada e até esta noite. Isso também foi evidenciado no sábado, dia 6.

Desde o final da tarde de sexta-feira, 5, até por volta das 10h deste domingo, o site do jornalista Oliveira Júnior apurou que choveu o correspondente a 61 milímetros nesta cidade. Somente neste domingo o acumulado atinge a marca de 30 milímetros, enquanto que no sábado foram quase 27 milímetros. No final da tarde de sexta-feira choveu em torno de quatro milímetros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Com a chuva fina durante o dia e um pouco mais forte na madrugada, neste fim de semana tem sido notável verificar o acúmulo de água em alguns pontos baixos na cidade que apresenta, há anos, deficiência no sistema de drenagem em vários bairros.

O rio Gorutuba apresenta aumento em sua vazão, principalmente acima do lago da barragem do Bico da Pedra. Isso aconteceu porque choveu com mais intensidade próximo à nascente e nos afluentes do rio, sobretudo na região das comunidades de Catuni e São Geraldo, município de Francisco Sá, e no Barreiro da Raiz, distrito de Janaúba.

A expectativa é de que amanhã, segunda-feira, dia 8, o nível de água na barragem do Bico da Pedra tenha elevação. Nos cinco primeiros dias de fevereiro deste ano teve a redução em cinco centímetros no volume de água nessa represa que fica em torno de cinco quilômetros distantes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Mesmo com essa perca de cinco centímetros entre segunda-feira e sexta-feira dessa semana, na última sexta-feira a barragem do Bico da Pedra tinha o equivalente a dois metros e meio de água a mais em relação ao dia 5 de fevereiro de 2020. No entanto, para ficar cheia a represa gorutubana teria que ter a reposição de 15,44 metros em seu volume de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA