COM 36 MORTES E 2.390 CASOS POSITIVOS PELO NOVO CORONAVÍRUS, JANAÚBA INICIA FIM DE SEMANA COM 100% DE OCUPAÇÃO NA UTI COVID E 70% DE INTERNAÇÕES NA UTI GERAL

 


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O último fim de semana de janeiro em Janaúba teve início com a ocupação total dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional destinados para pacientes que contraíram o novo coronavírus. Infelizmente, tem aumentado o número de casos confirmados e de fatalidade entre as pessoas que foram infectadas pela Covid-19.

Diante dessas circunstâncias é mais do que prudencial que a população continue se prevenindo, ainda mais se considerar que o sistema de saúde hospitalar ainda não está preparado para receber uma demanda maior de pacientes afetados por essa doença. Por exemplo, o Hospital Regional de Janaúba, maior pronto socorro da região da Serra Geral de Minas, tem apenas 5 leitos de UTI disponibilizados para casos graves da Covid-19. E nesta semana, mais precisamente na sexta-feira, dia 29 de janeiro, já não havia mais vaga de internação nessa UTI.

De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira estavam internados na UTI Covid do Regional 5 pacientes nos 5 leitos disponíveis. Isso implica em dizer que a taxa de ocupação atingiu a 100%. São pacientes de Janaúba e de municípios que abrangem a área de atuação do hospital, conforme normas do Ministério da Saúde.

Além da ocupação total dos leitos da UTI Covid-19, sendo 100% de internações, o Hospital Regional de Janaúba registrou nessa sexta-feira, dia 29 de janeiro, números preocupantes com relação à Unidade de Tratamento Intensivo em se tratando de pacientes com outras comorbidades. Nessa UTI geral o fim de semana começou com 7 pacientes recebendo assistência. São 10 leitos, quer dizer, a taxa de ocupação na UTI geral era de 70%.

Referência em urgência e emergência para uma área territorial com ocupação em torno de 300 mil habitantes, o Hospital Regional de Janaúba conta em funcionamento com 15 leitos de UTI – 5 da Covid e 10 para outros tratamentos – sendo que nessa sexta-feira tinham 12 pacientes, ou seja, taxa de ocupação de 80%.

ÓBITOS E CASOS POSITIVOS

No relatório emitido nessa sexta-feira, dia 29 de janeiro, constam 36 óbitos em Janaúba durante a pandemia. Este mês iniciou com a totalidade de 30 mortes pela Covid-19 no município durante a pandemia. Até essa sexta-feira o sistema de saúde havia registrado 6 falecimentos de janaubenses com a causa morte sendo pela infecção do novo coronavírus.

Desde o começo da pandemia, em março de 2020, até essa sexta-feira, dia 29 de janeiro, em Janaúba são 7.731 notificações referentes a essa doença. 268 casos estavam em investigação e 1.075 casos teriam sido descartados, incluindo 27 óbitos. Estão registrados 2.390 casos positivos pela Covid-19, sendo que 2.306 desses casos são de pessoas que contraíram o vírus e foram recuperados.

Pelo menos 43 janaubenses encontravam-se, nessa sexta-feira, em isolamento domiciliar após teriam sido diagnosticados com o novo coronavírus, enquanto que cinco eram acompanhados em unidade hospitalar. Há no relatório que 3.998 casos são referentes à síndrome gripal inespecífica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA