MATIAS CARDOSO SERÁ A CAPITAL DE MINAS GERAIS, AMANHÃ, DIA 8 DE DEZEMBRO

  • Esse ato do governador com Matias Cardoso é em reconhecimento ao Dia dos Gerais 

Foto Marcos Farley

Cidade de Matias Cardoso vira capital do Estado sempre em 8 de dezembro, Dia dos Gerais. 

MATIAS CARDOSO (por Oliveira Júnior) – O município de Matias Cardoso se tornará a capital do Estado de Minas Gerais. Isso acontecerá amanhã, terça-feira, 8 de dezembro, conforme decreto do governador Romeu Zema Neto (Novo) do dia 4 deste mês e publicado no Diário Oficial do Estado.

Portanto, Matias Cardoso, atualmente administrado pelo prefeito Edmárcio Moura Leal (Avante), será a capital mineira nesta terça-feira. Não é a primeira vez que isso acontece. Sempre neste dia o município passa a ser simbolicamente a sede do Governo Estadual em reconhecimento ao Dia dos Gerais, uma referência ao fato de que foi em Matias Cardoso que começaram as primeiras povoações em território mineiro.

Anualmente, o Governo de Minas transfere simbolicamente no dia 8 de dezembro a sede administrativa para Matias Cardosos, cidade situada na margem direita do rio São Francisco, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Com a presença ou não do governador, nessa data os despachos governamentais ocorrem na cidade  matiense e paralelamente são prestadas homenagens a moradores deste município, assim como a pessoas pelos relevantes serviços prestados, seja no poder público ou na iniciativa privada ou ainda voluntariamente. A essas pessoas são concedidas as Medalhas Matias Cardoso (homens) e Maria da Cruz (mulheres).

Em virtude das recomendações sanitárias e à pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido aos casos do novo coronavírus no Brasil e em outros países, o Governo de Minas cancelou a solenidade pelo Dia dos Gerais em Matias Cardoso, mas, conforme o decreto estadual, amanhã, terça-feira, dia 8 de dezembro, a capital de Minas Gerais será transferida simbolicamente para Matias Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA