JANAÚBA TEVE 5 MORTES PELA COVID-19 EM NOVEMBRO, MÊS EM QUE 204 PESSOAS TESTARAM POSITIVO E 209 RECUPERARAM DESSA DOENÇA

  • Com 5.077 notificações, Janaúba contabiliza 23 óbitos, 1.367 casos de infecção dos quais 1.322 já melhoraram após a contaminação pelo novo coronavírus 

  • Nessa segunda-feira, dia 30, haviam 12 pacientes, sendo 8 na UTI, internados no setor de tratamento contra a Covid-19 no Hospital Regional de Janaúba 

  • Já foram realizados 2.288 dos 3.760 testes rápidos disponibilizados para Janaúba 

 

Sistema de saúde registra 23 óbitos entre pessoas de Janaúba em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. São 7 mortes no sexo feminino e 16 no sexo masculino.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A cada período de 24 horas pelo menos sete pessoas de Janaúba, em média, testaram positivo para o novo coronavírus no mês passado. Na mesma proporção, quer dizer, sete pessoas diariamente, houve a recuperação de janaubenses que, porventura, foram infectados por essa doença que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar a pandemia devido a ocorrência de infecção no Brasil e em vários países.

Em novembro, 204 cidadãos de Janaúba foram contaminados pela Covid-19 e 209 pacientes tiveram melhora clínica após o período de tratamento contra o novo coronavírus. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que 958 pessoas deste município teriam sido notificadas pelo sistema de enfrentamento à essa doença no mês passado, média de 32 notificações por dia.

No período de 30 de outubro a 30 de novembro a Secretaria de Saúde deste município registrou cinco mortes entre pessoas de Janaúba provocadas pela Covid-19, média de um falecimento a cada seis dias. Com isso, subiu para 23 a quantidade de óbitos de janaubenses pelo novo coronavírus, conforme relatório do sistema de saúde.

BOLETIM DO DIA 30 DE NOVEMBRO

De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nessa segunda-feira, dia 30 de novembro, em Janaúba foram catalogadas 5.077 (na sexta-feira, dia 27, eram 4.993) notificações referentes ao enfrentamento do novo coronavírus desde quando iniciou a pandemia até essa segunda-feira, dia 30. Haviam 339 (eram 374 na sexta-feira) janaubenses na condição de investigação com relação aos sintomas dessa doença. O sistema de saúde informa que 556 (eram 530 na sexta-feira) casos foram descartados – incluindo 20 óbitos – em relação ao novo coronavírus.

Até o presente momento nesse período de pandemia, Janaúba contabiliza 1.367 pessoas (eram 1.355 na sexta-feira) que testaram positivo para a Covid-19, sendo que 1.322 (eram 1.302 na sexta-feira) já recuperaram. 19 cidadãos estavam em tratamento em casa e 3 em unidade hospitalar. 23 pessoas de Janaúba morreram em consequência da infecção pelo novo coronavírus. 2.815 casos foram classificados como síndrome gripal inespecífica.

UTI COVID

Nessa segunda-feira, dia 30 de novembro, 12 pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Janaúba para casos de tratamento contra o novo coronavírus. Eram 8 pessoas na UTI Covid, perfazendo a taxa de ocupação de 160%, uma vez que o sistema considera como cinco leitos disponíveis. Esses dados são do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no início da noite de ontem.

O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que dos 8 pacientes na UTI Covid, três são de Janaúba (um na faixa etária de 20 a 29 anos e dois na faixa etária de 70 a 79 anos), sendo dois do sexo masculino e um do sexo feminino. Já na clínica para casos relacionados à Covid-19 eram 4 internações. Dos quatro pacientes na clínica Covid no Hospital Regional no início da noite dessa segunda-feira, três (todos do sexo feminino e na faixa etária de 60 a 69 anos) eram de Janaúba, segundo informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

No sistema há a informação de que 118 profissionais de saúde de Janaúba foram infectados por essa doença e essa mesma quantidade já se encontra recuperados. No entanto, tem 36 funcionários da saúde na condição de investigação por apresentarem sintomas semelhantes ao do novo coronavírus.

TESTE RÁPIDO

Ainda no relatório da Secretaria de Saúde de Janaúba consta que para o município foram disponibilizados 3.760 testes rápidos para verificar se há ou não infecção pela Covid-19 entre os moradores. Foram realizados 2.288 testes rápidos, sendo 1.888 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 373 de maneira particular. Isso implica em dizer que há sobra de 1.472 testes rápidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID