UTI COVID-19 DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA ESTÁ CHEIA NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 19: SÃO 7 PACIENTES INTERNADOS

  • Sistema informa que são 5 vagas disponíveis, sendo assim a taxa de ocupação passa a ser 140% 

  • 4 Pacientes da UTI geral do Regional testaram positivo para a Covid-19 

  • Hospital anuncia a realização de teste rápido nos pacientes da UTI, mas medida poderá ser estendida aos profissionais de saúde que atuam no Regional de Janaúba 

 

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Situação delicada no sistema de saúde hospitalar da região da Serra Geral, no Norte de Minas, diante da constatação de que pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral do Hospital Regional de Janaúba estariam infectados pelo novo coronavírus, um deles veio a óbito na terça-feira, dia 17 de novembro. O fato ainda é preocupante com o aumento de internações na UTI para casos da Covid-19, inclusive superando o limite de lotação.

No relatório da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizado no final da tarde desta quinta-feira, dia 19, consta que haviam 14 pacientes internados no Hospital Regional de Janaúba na área de assistência contra o novo coronavírus, sendo que 7 se encontravam na UTI. Nesse caso, verifica-se que o número de internações na UTI Covid-19 ultrapassou o limite de leitos disponíveis, conforme é mostrado pelo sistema de saúde.

Hoje, início da noite desta quinta-feira, na UTI Covid do Hospital Regional haviam 7 pacientes internados. O sistema de saúde informa que para esse hospital da região da Serra Geral de Minas são 5 leitos disponíveis em UTI para os casos relacionados ao tratamento contra a Covid-19. Sendo assim, e estando com 7 pessoas (quatro de Janaúba), subentende que a taxa de ocupação é de 140%. Evidentemente, dois pacientes estão sendo assistidos em vagas improvisadas. Ontem, quarta-feira, dia 18, eram 3 pacientes internados na UTI Covid. Vale ressaltar que desde o final do primeiro semestre deste ano o Hospital Regional vem sendo adaptado para aumentar o número de leitos de UTI Covid, no entanto, até hoje isso não foi concretizado.

Também teve aumento nas internações na clínica para atendimento de casos Covid no Hospital Regional. Nesta quinta-feira são 7 pacientes (é o que consta no relatório da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba publicado às 18h de hoje, dia 19), dos quais 3 de Janaúba. Nessa quarta-feira eram 6 pacientes – 3 de Janaúba – que recebiam assistência na clínica para casos do novo coronavírus.

PACIENTES DA UTI GERAL INFECTADOS PELA COVID

Pelo menos quatro pacientes da UTI geral – não Covid – do Hospital Regional de Janaúba testaram positivo em exame relacionado ao novo coronavírus. Essa informação é do próprio hospital que realizou exame em pacientes dessa UTI na terça-feira, dia 17. Nessa data, um dos pacientes veio a óbito e no seu exame foi constatada a infecção dessa doença que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar a pandemia.

De acordo com o hospital, quatro pacientes da UTI geral “apresentaram resultados positivos, isto é, IgM reagente: sinalizando fase aguda da doença”. A unidade de saúde informa ainda outros resultados “dois pacientes IgM não reagente e IgG reagente: ou seja, com evidencia de infecção prévia, porém sem doença atual, correspondendo a estado de imunização e não transmissão; e os demais pacientes com teste rápido negativo”.

Conforme a nota do Hospital Regional de Janaúba, dos quatro pacientes da UTI geral que testaram positivo para a Covid-19, um foi transferido para hospital de referência no tratamento dessa doença em Montes Claros; um paciente foi levado da UTI geral para a UTI Covid no Regional e outro permanece em leito isolado da UTI geral que, diante da necessidade, vem sendo ocupado por pacientes em situação grave com sintomas do novo coronavírus. O quarto paciente da UTI geral que teria sido contaminado pela Covid-19 veio a óbito na terça-feira desta semana.

TESTE RÁPIDO EM PACIENTE E TALVEZ NOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL

Na nota, o Hospital Regional de Janaúba anuncia a realização de teste rápido em todos os pacientes da UTI e reorientação para os funcionários quanto a utilização correta de equipamento de proteção individual. No entanto, os profissionais de saúde que atuam no hospital estão temerosos e, diante disso, esperam que a medida de testagem também seja estendida para eles, pois alguns tiveram contato com pacientes da UTI geral.

No relatório desta quinta-feira, dia 19 de novembro, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba consta que foram adquiridos 3.760 testes rápidos para o município, sendo que até o momento foram realizados 2.240 testes rápidos – 1.868 pelo SUS e 372 particulares – o que implica em dizer que há um saldo de 1.520 testes rápidos para verificar se o cidadão (nesse caso também inclui o profissional de saúde) esteja ou não infectado pela Covid-19. De ontem para hoje, dia 19, ocorreram quatro testes rápidos (3 pelo SUS) no município, segundo a secretaria de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA