NO DIA DE FINADOS, MORADORES DE JANAÚBA SEGUEM A TRADIÇÃO E VISITAM OS DOIS CEMITÉRIOS DA CIDADE

Fotos rede social

Cemitério Antônio de Deus, perto do bairro São Lucas, em Janaúba, nesta segunda-feira, 2 de novembro de 2020, Dia de Finados.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Milhares de pessoas já visitaram os dois cemitérios da cidade de Janaúba nesta segunda-feira, 2 de novembro, dia de Finados. Há muito tempo essa data é utilizada para lembrar de familiares, amigos e outras pessoas já falecidas. Esse ato é realizado conforme a tradição e as condições de cada cidadão. Uns preferem ficar em casa e fazerem orações. Outros, vão aos cemitérios.

Ao amanhecer de hoje pelos portões dos cemitérios da Saudade e Antônio de Deus já haviam passados vários cidadãos que foram acender velas ao lado dos túmulos e rezarem. A todo instante chegavam mais janaubenses, alguns com jarros de flores para proporcionar um novo aspecto nos jazigos.

Fotos rede social

Cemitério Antônio de Deus, perto do bairro São Lucas, em Janaúba, nesta segunda-feira, 2 de novembro de 2020, Dia de Finados.

A visitação prossegue no cemitério da Saudade, localizado entre as avenidas Manoel Atayde e da Saudade, na divisa dos bairros Saudade e Santo Antônio. O cemitério Antônio de Deus, que fica na margem esquerda da rodovia MG-401, saída para Jaíba, próximo do bairro São Lucas, recebeu um bom público pela manhã, assim como ocorrer nesta tarde.

Diferente do que aconteceu em 2 de novembro de 2019 que não caiu um pingo de água, hoje o Dia de Finados é com chuva na cidade de Janaúba. Isso acontece desde às três horas da madrugada. Em 2018 o dia de Finados choveu em Janaúba, no final da tarde e início de noite. Naquela ocasião teriam sido 31 milímetros.

Hoje teve uma chuva fina que parou por volta de 6h da manhã. Após três horas de estiagem, o chuvisco retornou às 9h e 10h. Até às 14h desta segunda-feira de Finados choveu o correspondente a 3,2 milímetros na cidade de Janaúba. Mesmo assim, os moradores foram aos cemitérios. O número de visitação aparentemente reduziu provavelmente em função da chuva e também das recomendações do sistema de saúde diante da pandemia.

Os dois cemitérios de Janaúba foram implantados no século passado. O da Saudade tem em torno de 70 anos e o campo da paz Antônio de Deus em torno de 30 anos. Nesses dois locais há carência de infraestrutura para melhor receber os visitantes. No cemitério na saída de Janaúba para Verdelândia, na margem da MG-401, fica evidente a necessidade de serviço de drenagem e pavimentação na entrada. O acesso ao campo da paz vem sendo feito em meio a lama com o risco de as pessoas levarem escorregão. A água da chuva ficou retida e formou uma grande poça de lama entre a pista da rodovia e a frente do cemitério Antônio de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA