NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SOBE 43 CENTÍMETROS NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 20

  • São quase 4 metros de água a mais hoje em relação ao dia 20 de novembro do ano passado; represa está com 16,5% da sua capacidade 

Foto Preto

Lago da barragem do Bico da Pedra na região de Taquaril no dia 19 de novembro de 2020. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais 43 centímetros. Essa é a cheia no lago da barragem do Bico da Pedra nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, que acumula aumento de meio metro – 51 centímetros – nesta semana em função das chuvas que ocorrem tanto neste município quanto na região da nascente e afluentes do rio Gorutuba no qual é formada a represa.

O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que o volume de água na barragem se encontra em 16,5% da sua capacidade e que neste mês a recarga de água no Bico da Pedra tem sido de 79 centímetros desde o dia 1º de novembro. Nos 20 primeiros dias de novembro do ano passado teve foi a redução de 30 centímetros no nível de água na represa que fica em torno de cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Em comparação ao dia 20 de novembro de 2019, hoje a barragem do Bico da Pedra possui 3,94 metros de água a mais. Dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) apontam que desde o dia 1º de outubro até esta sexta-feira, 20 de novembro, houve uma recarga de 1,62 metro de água na represa gorutubana. Nesse período teve a utilização de 48 centímetros (quase meio metro).

Com aproximadamente 83 hectômetros cúbicos (83 milhões de metros cúbicos) de água, o volume de água nesta sexta-feira superou em 22 centímetros a cota máxima do ano passado e se encontra a 1,40 metro para atingir a maior cota de armazenamento em 2020. Para ficar cheia, seria necessário o aumento em 15,93 metros de água na barragem do Bico da Pedra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA