NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU EM UM METRO EM 11 DIAS; ESTÁ COM 16% DA CAPACIDADE

  • Hoje, 4 de novembro, na barragem do Bico da Pedra tem 3,28 metros de água a mais em relação ao dia 4 de novembro de 2019 

  • Para ficar cheia, a barragem do rio Gorutuba teria que ter uma recarga de 16,35 metros de água 

Foto Oliveira Júnior

Barragem do Bico da Pedra no dia 30 de outubro de 2017 tinha volume de 2,69 metros de água inferiores ao nível registrado nesta quarta-feira, dia 04 de novembro de 2020. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Num intervalo de 11 dias, o volume de água na barragem do Bico da Pedra subiu em mais de um metro. Isso foi entre os dias 24 de outubro e esta quarta-feira, 04 de novembro. A recomposição teria sido de 1,10 metro no nível dessa represa que inicia a primeira semana de novembro com 16,5% da sua capacidade. A última vez que a barragem encheu foi 10 anos e 9 meses atrás.

Mesmo estando com o armazenamento baixo, fato que acontece nos últimos anos devido a predominância da seca na região, a represa formada no rio Gorutuba se encontra a poucos centímetros (20 centímetros) de igualar a cota máxima do ano de 2019 registrada no dia 17 de abril do ano passado. Vale ressaltar que entre segunda-feira, feriado de Finados, e essa terça-feira (ontem), o volume de água no Bico da Pedra subiu em 22 centímetros. Hoje, quarta-feira, teve a recuperação de mais três centímetros.

De acordo com informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, nesta quarta-feira, dia 4, o armazenamento de água na barragem do rio Gorutuba seria aproximadamente 82,72 hectômetros cúbicos (82 milhões de metros cúbicos). Numa comparação ao dia 4 de novembro do ano passado, nesta quarta-feira (4 de novembro de 2020) o volume de água na represa do Bico da Pedra estaria com 3,28 metros de água a mais.

Entre os dias 1º de outubro e 4 de novembro houve uma recarga de 1,10 metro de água na barragem que fica no perímetro urbano das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Conforme monitoramento do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), o aumento de pouco mais de um metro no nível de água teria sido a partir do dia 24 de outubro, uma vez que até essa data a represa apresentava redução diária entre um e dois centímetros.

Nas três primeiras semanas de outubro – período que não houve recarga de água – teve o uso de 38 centímetros do volume de água da barragem o que implica em dizer que o saldo positivo seja de 72 centímetros (mais de meio metro) no armazenamento de água na represa. Para a barragem de Janaúba atingir a capacidade de armazenamento será necessário que haja a recarga de 16,35 metros de água em seu nível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA