BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TEVE RECARGA DE QUASE UM METRO DE ÁGUA EM NOVEMBRO

  • Desde outubro o volume de água na barragem subiu em 1,69 metro 

  • Hoje, 30 de novembro, tem 4,20 metros de água a mais em relação ao dia 30 de novembro do ano passado 

  • Porém, faltam 15,76 metros de água para a represa do Gorutuba ficar cheia 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra no dia 24 de agosto de 2015, ocasião em que o nível de água se encontrava com 2,01 metros acima do volume de água que tem hoje, dia 30 de novembro de 2020, cinco anos e três meses depois. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Quase um metro. Essa foi a recarga que a barragem do Bico da Pedra recebeu durante este mês de novembro. Entre o dia 1º e esta segunda-feira, 30, a represa acumula cheia de 96 centímetros. Número relativamente bom ao considerar que em novembro do ano passado teve foi redução de 39 centímetros no volume de água na barragem que fica em torno de cinco quilômetros distantes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

NO ANO PASSADO TEVE REDUÇÃO DE 90 CENTÍMETROS ENTRE OUTUBRO E NOVEMBRO

Nestes últimos dois meses – novembro e outubro – a represa gorutubana apresenta a recarga de 1,69 metro de água, uma vez que o menor volume de armazenamento teria sido no dia 24 de outubro. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que entre o dia 1º de outubro e hoje, 30 de novembro, há uma sobra de 1,31 metro de água.

Enquanto que entre novembro e outubro do ano passado a barragem do Bico da Pedra teve a redução de 90 centímetros em seu volume. Isso baseado no comparativo entre a cota maior (1º de outubro de 2019) e a menor quantidade de água (30 de novembro deste ano) nos antepenúltimo e penúltimo meses de 2020.

HOJE TEM 4,20 METROS DE ÁGUA A MAIS

Novembro de 2020 finaliza com mais água na barragem formada no rio Gorutuba no que no mesmo período do ano passado. Dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) apontam que hoje, dia 30, tem 4,20 metros de água a mais em relação ao dia 30 de novembro de 2019.

Além disso, nesta segunda-feira o volume de água a represa gorutubana supera em 39 centímetros a cota máxima verificada durante o ano passado. Entretanto, ainda falta 1,23 metro de água para alcançar o volume máximo de 2020. Mas, se comparar ao dia 1º de janeiro de 2020, a barragem do Bico da Pedra possui hoje 3,77 metros de água a mais, isso em onze meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID