BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TEM AUMENTO DIÁRIO E SE ENCONTRA COM MAIS DE 4 METROS DE ÁGUA A MAIS DO QUE UM ANO ATRÁS

  • Hoje o aumento foi de 3 centímetros, enquanto que no fim de semana o nível subiu em 14 centímetros 

  • Neste mês a cheia na represa do rio Gorutuba aproxima de um metro e desde 1º de outubro o volume de água na barragem subiu em 1,79 metro 

Foto Oliveira Júnior

Barragem do Bico da Pedra no dia 31 de janeiro de 2017. Naquela ocasião o volume de água era meio metro (54 centímetros) de água a mais em relação a hoje, dia 24 de novembro de 2020. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A represa do rio Gorutuba continua acumulando água nos últimos dias. Por exemplo, nesta terça-feira, dia 24, houve a constatação de aumento de três centímetros numa comparação dia anterior. Somente no fim de semana o nível de água na barragem do Bico da Pedra subiu em 14 centímetros. Entre terça-feira, dia 17, e esta terça-feira a recarga de água na represa teria sido de 68 centímetros.

Conforme informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), neste mês a barragem gorutubana obteve a recuperação de quase um metro (96 centímetros) de água, enquanto que no mesmo período do ano passado houve foi a redução de 34 centímetros no volume de água na represa que fica em torno de cinco quilômetros das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Numa comparação ao dia 24 de novembro de 2019, hoje a barragem do Bico da Pedra se encontra com 4,15 metros de água a mais. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que desde o dia 1º de outubro deste ano – quando se considera o início do período chuvoso na região – até esta terça-feira, 24, o nível de água na represa aumentou em 1,79 metro.

Com aproximadamente 17% da sua capacidade, o nível de água na barragem do rio Gorutuba nesta terça-feira, dia 24, superou em 39 centímetros a cota máxima do ano passado e se encontrava a 1,23 metro abaixo da cota máxima de 2020. Mas, nesta semana a represa tem 3,77 metros de água acima do nível verificado em 1º de janeiro deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID