“PERDI MEUS MÓVEIS”, DECLAROU MORADOR QUE TEVE A CASA INUNDADA NA COHAB, EM JANAÚBA

  • Foram 66 milímetros de chuva em três horas 

  • Casa de radialista também foi inundada com a chuva dessa noite 

  • Chuva acumulada em outubro/2020 em Janaúba atinge a 187 milímetros; outubro do ano passado foram 71 milímetros 

Imagens cedidas/rede social

Chuva de mais de 60 milímetros entre a noite de quarta-feira, dia 28 de outubro, e esta quinta-feira, 29: casas inundadas em Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Muita gente perdeu camas e outros móveis. Eu perdi os móveis de casa”, declarou o morador Samuel na madrugada desta quinta-feira, dia 29 de outubro, momento após deparar com a inundação na sua residência diante da chuva que iniciou por volta de 23h dessa quarta-feira e prosseguiu pela madrugada.

Foram três horas de chuva ininterrupta o suficiente para proporcionar alagamentos em diversos pontos da cidade de Janaúba. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia que nessas três horas choveu o correspondente a 66 milímetros, quase que a quantidade das chuvas de outubro do ano passado. Após uma rápida estiagem, choveu novamente na madrugada.

“É difícil. Não sei como vou dormir”, mencionou Samuel que há 5 anos mora no Conjunto Habitacional José Manoel da Silva, conhecido como Cohab. A casa dele está localizada na rua Francisco Pereira da Mota e a família teve que agir rápido para não ter mais prejuízos. Os cômodos da casa acumularam água em média de 20 centímetros.

Foto Luana Azevedo

Rua da República, bairro Santo Antônio, em Janaúba, na madrugada desta quinta-feira, dia 29 de outubro, após a chuva. Moradora cita que foi solicitada junto à prefeitura a limpeza de dois bueiros nessa via pública.

Com uma renda mínima para sustentar a família, Samuel caminhava pela casa inundada e indagava: “culpa de quem?” ao observar camas, guarda-roupas e outros móveis sendo afetados pela inundação. As crianças dividiam o espaço do colchão de uma das camas atingida parcialmente pela inundação.

SÃO LUCAS

No outro lado da cidade, o radialista Valdomiro Brito teve a casa inundada e com ampla possibilidade em danos nos móveis. “Reformamos a casa e compramos alguns móveis recentemente”, citou o locutor sobre os cômodos da residência afetados pelo acúmulo de água da chuva entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. A casa de Valdomiro está no bairro São Lucas, na região Norte de Janaúba.

CHUVA

Até às 2 horas da madrugada – três horas seguidas de chuva e vento – haviam chovido o correspondente a 66 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Depois de uma rápida parada, a chuva retornou e registrou pouco mais de dois milímetros até às três horas da madrugada. A chuva acumulada em Janaúba neste mês passa a ser de 187,8 milímetros. Numa comparação a outubro de 2019, quando choveu 71,2 milímetros, neste ano (2020) já teve 116 milímetros a mais, ou então, 163% a mais.

SANTO ANTÔNIO

Água na cozinha e em outras partes da casa. Esse é o relato de Luana Azevedo sobre a inundação do imóvel, nesta madrugada. “Rua da República, bairro Santo Antônio, tem 2 bueiros na rua. Solicitamos a prefeitura para limpar antes da chuva para evitar esse transtorno, agora estamos com essa triste situação, água dentro da casa”, comentou Luana em rede social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA