JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

MORRE AOS 87 ANOS O “SEU CHICO DA PADARIA”, O PARAIBANO QUE VEIO CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE JANAÚBA: COMERCIANTE E PRODUTOR RURAL EM SOLO GORUTUBANO POR 60 ANOS

  • O velório acontece na Igreja Presbiteriana, na avenida Brasil, centro de Janaúba 

  • O sepultamento está marcado para às 14h desta quarta-feira, dia 14 de outubro, no cemitério do bairro São Lucas, em Janaúba, na margem da MG-401 (saída para Jaíba) 

Foto Oliveira Júnior

Francisco Marcolino de Oliveira, o “seu Chico da Padaria”, em 2008 quando estava com 75 anos de idade. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O comerciante e produtor rural janaubense Francisco Marcolino de Oliveira, o “seu Chico da Padaria”, faleceu na noite dessa terça-feira, dia 13 de outubro. Aos 87 anos completados no dia 3 de abril, ele não resistiu à enfermidade. O corpo está sendo velado na Igreja Presbiteriana, na avenida Brasil esquina com a rua Santos Dumont, centro de Janaúba. O sepultamento está marcado para às 14h desta quarta-feira, dia 14 de outubro, no cemitério do bairro São Lucas, em Janaúba, na margem da MG-401 (saída para Jaíba).

Falar em Francisco Marcolino de Oliveira poucas pessoas saberão de quem se trata, mas dizer “Chico da Padaria” ou 'seu' Chiquinho, com certeza, muitos irão lembrar desse cidadão que há 60 anos deixou o Nordeste do Brasil para vir para o Norte de Minas, mais especificamente para Janaúba.

Francisco Marcolino ou “seu” Chico da Padaria não escondia a paixão que tem pela cidade de Janaúba. Segundo ele, aqui é um lugar bom para se viver. Paraibano de Santana do Congo, “seu” Chico da Padaria sempre demonstrou o interesse em conceder o melhor para a família. De família simples, mas determinada à produção de alimentos, ele trabalhou na roça para ajudar os pais Antônio Marcolino de Oliveira e Luzia Maria da Conceição.

“Seu” Chico da Padaria nasceu no dia três de abril de 1933. O carinho que recebia dos pais fez com que ele também constituísse uma família. Isso aconteceu em 1951. O amor da vida de “seu” Chico da Padaria é a senhora Maria do Rosário Leite de Oliveira, hoje com 84 anos de idade. O namoro de “seu” Chico e de dona Maria do Rosário seguiu os rituais do romancista Shakespare. “Seu” Chico disse que foi amor à primeira vista. O casal era vizinho de roça. Já se conhecia há muito tempo, mas quando o coração de cada um pulsou pela paixão eles decidiram pela união. Dona Maria do Rosário e “seu” Chico da Padaria foram casados durante 68 anos. Dessa união nasceram os filhos Fátima, Arnaldo, Neide, Francisco Filho (o 'Chiquinho”), Ronaldo, Nilcinei e as gêmeas Sibele e Silmara.

O casal decidiu vir para o Norte de Minas em 1960, ou seja, há 60 anos, a convite do sogro de 'seu” Chico. Eles deixaram a cidade de Riacho do Meio, em Pernambuco, onde plantava milho e feijão. Vieram para Janaúba com o propósito de implantar uma padaria. Com a esposa e até então com os dois filhos Fátima e Arnaldo, “seu' Chico deixou Pernambuco numa caravana, batizada de “pau de arara”. A viagem durou oito dias até chegar à cidade de Porteirinha.

Após a parada em Porteirinha, a família foi para a comunidade de Tocandira, município de Porteirinha, de onde embarcou no trem com destino à Janaúba – naquela época não havia o traçado da rodovia BR-122 que liga Janaúba à Porteirinha. Chegou no mesmo dia e foi recepcionada por amigos. Sem nenhum tipo de estudo, mas conhecedor da prática,” seu' Chico veio com a intenção em contribuir para o desenvolvimento de Janaúba.

Implantou a padaria com a qual proporcionou a geração de empregos e também ofereceu aos moradores opções quanto à aquisição de pães. A padaria de 'seu” Chico foi instalada na esquina das ruas Francisco Sá e Aimorés.

Ele também dedicou à roça, onde plantava feijão, milho, mandioca, enfim, o “seu' Chico da Padaria defendia a produção de alimentos. O carinho que recebia da população fez com que a família de “seu” Chico ficasse em Janaúba. Ele morou no mesmo lugar, na rua Aimorés, no centro, há 57 anos.

Perguntado sobre o porquê da escolha por Janaúba para trabalhar e morar, “seu” Chico não pensava duas vezes para dizer que Janaúba é uma terra boa, é um lugar bom para se viver. Ele gostou de morar aqui, onde tem gente boa e oferece condições para criar os filhos. “Seu' Chico lamentava uma coisa: a insegurança que volta e meia era estabelecida na cidade e que proporcionava o “furto” da tranquilidade da população. Mesmo assim, o paraibano jamais pensou em deixar Janaúba, por se considerar um autêntico gorutubano.

O orgulho de “seu” Chico da Padaria é ter proporcionado aos filhos uma vida digna, principalmente em ter incentivado cada filho a estudar. E a motivação do casal dona Maria do Rosário e 'seu” Chico teve resultados positivos, pois hoje na família existem professoras, agricultores, bancários, enfim, uma família bem estruturada. Isso, segundo “seu” Chico, é o reflexo do valor familiar que ele e a esposa tem disponibilizado aos filhos.

Aposentado e com dedicação aos netos, “seu' Chico dizia que pretendia viver até quando Deus permitir, mas num tom de brincadeira diz que não queria ficar velho. Ao lado da esposa, 'seu” Chico demonstrava vaidade e cuidado com a saúde. Até pouco tempo, o casal realizava caminhada e até adquiriu um aparelho para o exercício das pernas. Dona Maria do Rosário e “seu” Chico até travavam uma disputa para ver quem tinha melhor desempenho na mini academia. Quem perdia, recebia o carinho por parte de quem vencia, e vice-versa.

O jeito feliz e brincalhão de “seu” Chico contagiava as pessoas que rapidamente se aliavam à alegria proporcionada por esse paraibano que veio e ficou por 60 anos em Janaúba.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.