JUSTIÇA DEFINE O TEMPO QUE CADA CANDIDATO A PREFEITO EM JANAÚBA TERÁ PARA FALAR NO RÁDIO A PARTIR DE SEXTA-FEIRA, DIA 9

  • Será de 7h às 7h10 e do meio-dia às 12h10 de segunda-feira a sábado nas rádios Gorutubana 1380 AM, Torre 91,7 FM e Onda Norte 103,9 FM 

  • TV Serra Geral não transmitirá o horário eleitoral de Janaúba 

  • Um candidato a prefeito não terá espaço no rádio, outro contará com apenas 36 segundos diários e o maior tempo será de 2 minutos e 37 segundos por dia: são 8 candidatos a prefeito

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, começará o horário eleitoral gratuito pelo rádio e televisão visando as eleições municipais. Em Janaúba, a propaganda eleitoral será apenas nas três emissoras de rádio em dois blocos de 10 minutos cada, sendo o primeiro às 7h da manhã e o outro ao meio-dia.

Nessa segunda-feira, dia 5, o Cartório Eleitoral anunciou a distribuição do tempo que cada candidato a prefeito terá no horário eleitoral. O tempo é com base na quantidade de deputados de cada partido no Congresso Nacional. No caso de Janaúba, o menor tempo no horário eleitoral será de 36 segundos e o maior tempo será de 2 minutos e 37 segundos diários, em cada bloco. Dos 8 candidatos, um não terá tempo no rádio, segundo relatório do Cartório Eleitoral ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso.

Além do espaço no programa eleitoral entre 7h e 7h10 da manhã e de 12h às 12h10, os candidatos a prefeitos poderão divulgar as suas campanhas ao longo da programação das rádios conforme o tempo estabelecido pela Justiça para cada partido ou coligação. O candidato a prefeito Hudson Roberto de Andrade, o Hudson Jeová, do DC, não terá tempo no rádio, segundo o Cartório Eleitoral. Isso também valerá para os candidatos a vereador pelo DC e também pelo PMB.

Uma emenda constitucional estabeleceu uma cláusula de barreira para o tempo da propaganda eleitoral, imposta pela reforma política de 2017. A resolução diz que terão acesso à propaganda gratuita no rádio e na TV “os partidos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas”.

Além do tempo no horário eleitoral às 7h e ao meio-dia, os candidatos a prefeitos terão espaço ao longo da programação das emissoras de rádio, inclusive aos domingos, para realizarem a campanha. O material publicitário dos candidatos será apresentado em sistema de rodízio entre 5h da manhã até meia-noite, seguindo a planilha de datas e horários definidos pela Justiça Eleitoral.

CONFIRA O TEMPO NO RÁDIO DE CADA CANDIDATO

De acordo com o relatório do Cartório da 147ª Zona Eleitoral de Janaúba, os 10 minutos de cada um dos dois blocos no rádio foram distribuídos para 7 candidaturas. O tempo corresponde ao cálculo baseado na quantidade de deputados federais que o partido possui. Confira a seguir o tempo de cada candidato a prefeito a partir de 7h da manhã e outro tempo igual no início da tarde, a partir das 12h.

HANDERSON MIRANDA (PSL) – Terá 2 minutos e 37 segundos. É candidato pela Coligação Janaúba Tem Pressa que conta com 1 minuto e 24 segundos do PSL, 51 segundos do PSB e 12 segundos do Pros.

ZÉ APARECIDO (PSD) – Terá 2 minutos e 19 segundos. É candidato pela Coligação Renovação, Já que conta com 57 segundos do PSD, 1 minuto e um segundo do PP e 13 segundos do Cidadania e mais 8 segundos da distribuição igualitária.

AUGUSTO WAGNER (PT) – Terá 1 minuto e 35 segundos. É candidato pela Coligação Cuidar de Gente é Prioridade que ainda tem o PMB, que não adiciona tempo devido à cláusula de barreira.

DIMAS RODRIGUES (MDB) – Terá 1 minuto e 31 segundos. É candidato pela Coligação A Experiência Renova a Esperança que conta com 55 segundos do MDB, 16 segundo do PCdoB, 11 segundos do Avante e mais 9 segundos da distribuição igualitária.

ISAILDON MENDES (PSDB) – Terá 55 segundos. É candidato pelo PSDB que conta com 55 segundos.

MARCUS SOARES (PODEMOS) – Terá 36 segundos. É candidato pelo Podemos que conta com 36 segundos.

WALTER PERCÍDIO (PTB) – Terá 24 segundos. É candidato pelo PTB que conta com 24 segundos.

MAIS TEMPO DURANTE A PROGRAMAÇÃO

Além do horário eleitoral estabelecido para ir ao ar de segunda-feira a sábado às 7h e ao meio-dia, os candidatos a prefeito terá oportunidade em divulgar as suas campanhas em anúncio de 30 segundos ao longo da programação da emissora. Confira a seguir o tempo de anúncio de 30 segundo que cada candidato terá diariamente, inclusive aos domingos e feriados.

HANDERSON MIRANDA (PSL) – Terá 11 minutos correspondente a 22 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 385 minutos ou 770 anúncios eleitorais.

ZÉ APARECIDO (PSD) – Terá 9 minutos e 46 segundos correspondente a 19 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 341 minutos ou 683 anúncios eleitorais.

AUGUSTO WAGNER (PT) – Terá 6 minutos e 42 segundos correspondente a 13 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 243 minutos ou 469 anúncios eleitorais.

DIMAS RODRIGUES (MDB) – Terá 6 minutos e 22 segundos correspondente a 12 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 223 minutos ou 446 anúncios eleitorais.

ISAILDON MENDES (PSDB) – Terá 3 minutos e 52 segundos correspondente a 8 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 135 minutos ou 271 anúncios eleitorais.

MARCUS SOARES (PODEMOS) – Terá 2 minutos e 31 segundos correspondente a 5 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 88 minutos ou 176 anúncios eleitorais.

WALTER PERCÍDIO (PTB) – Terá 1 minutos e 43 segundos correspondente a 3 chamadas de 30 segundos por dia. Durante a campanha serão 60 minutos ou 121 anúncios eleitorais.

TV SERRA GERAL NÃO MOSTRARÁ O HORÁRIO ELEITORAL DE JANAÚBA

Embora na cidade tenha uma emissora de televisão, os partidos e coligações concordaram perante à Justiça Eleitoral a abrirem mão do tempo na tv como forma de evitar gastos e, ainda, pelo fato de que a Tv Serra Geral, emissora educativa de Janaúba, não tem mais transmissão de programas locais, com exceção da transmissão das reuniões semanais da Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID