CRIMES VIOLENTOS EM JANAÚBA CAEM EM 38% EM 2020 E FAZEM COM QUE A CIDADE DEIXE PARA TRÁS 18 POSIÇÕES NO INDESEJÁVEL RANKING ESTADUAL DA CRIMINALIDADE

  • Isso é o resultado da eficiente parceria em 2020 entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Judiciário e Ministério Público 

  • Mais policiais nas ruas, implantação da Base Móvel de Segurança Comunitária, eficiência nas investigações e atuações constantes do sistema de segurança pública 

  • Funcionamento ininterrupto dos plantões policiais e do trabalho qualificado das unidades policiais 

 

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Investigadores na rua e um trabalho mais intensivo por parte da Polícia Civil. Viaturas da Polícia Militar pelos bairros e a conquista da Base Móvel de Segurança Comunitária. Judiciário e Ministério Público atuantes nessa integração das forças de segurança. Essa junção das atividades do sistema de segurança pública faz com que Janaúba se torne uma cidade menos violenta em 2020.

Os crimes violentos neste município reduziram ao longo deste ano em comparação ao mesmo período de 2019. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que em 2020 teve uma redução de 38% nos crimes violentos em Janaúba. Agora, em 2020, Janaúba está menos violenta do que em 2018, 2019 e em anos anteriores.

Para se ter uma ideia, cinco anos atrás Janaúba estava entre as 60 cidades mineiras com maiores índices de criminalidade violenta. Em 2016, o município janaubense era o 54º no ICV estadual. No ano seguinte foi para 0 82º lugar. Vale ressaltar que, nesse índice, quanto mais for menor o número pior é a situação em se tratando de segurança.

Atualmente, a sensação de segurança é maior no segundo município mais populoso do Norte de Minas. De acordo com dados são da Seção de Estatística e Análise Criminal do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, com abrangência em todo o Norte de Minas, o qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, Janaúba se encontra em 202ª posição no ICV, quer dizer, tem 201 municípios mineiros mais violentos do que a cidade situada na margem esquerda do rio Gorutuba.

Entre janeiro e setembro deste ano foram contabilizados 86 crimes violentos neste município, enquanto que de janeiro a setembro do ano passado teriam sido 139 crimes. Isso implica em dizer que houve a queda de 38,13% na criminalidade. Tem que melhorar. Sim, mas também é preciso avaliar as ações proativas do sistema de segurança pública, principalmente nas atividades tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar.

Os policiais da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba, comandada pela Delegada de Polícia Márcia Miguel Meira, e do 11º Departamento de Polícia Civil, coordenado pelo Delegado de Polícia Jurandir Rodrigues Filho, assim como os policiais do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, comandado pelo Tenente Coronel Newton Gonçalves, exercem o trabalho com a finalidade em conceder a tranquilidade da população que conta com o funcionamento ininterrupto dos plantões policiais e do trabalho qualificado das unidades policiais.

As estatísticas do Índice de Crimes Violentos (ICV) incluem os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumada e tentada. No ano passado, Janaúba ocupava a posição de número 669 entre os 853 municípios mineiros em crimes violentos. Já neste ano, o município janaubense está em 651º lugar, ou seja, afastou 18 posições do indesejável ranking da criminalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA