COM MAIS 4 CENTÍMETROS NESTE SÁBADO, NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 71 CENTÍMETROS EM UMA SEMANA

  • Em outubro deste ano o volume de água na represa teve aumento real de 33 centímetros, já em outubro do ano passado reduziu em quase meio metro 

  • Hoje, 31 de outubro, na barragem do Bico da Pedra tem 2,80 metros de água a mais em relação ao dia 31 de outubro de 2019 

Foto Eduardo Gomes

Barragem do Bico da Pedra no dia 26 de fevereiro de 2019. Nesse dia, o volume de água era 43 centímetros (quase meio metro) a menos em relação a hoje, sábado, dia 31 de outubro de 2020, um ano e 8 meses depois. 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nesta última semana de outubro a barragem do Bico da Pedra tem recuperado o seu volume de água. Todos os dias teve aumento e a média foi em torno de dez centímetros de cheia a cada 24 horas. A recuperação maior teria sido entre segunda-feira e terça-feira quando a represa recebeu 35 centímetros de aumento em seu volume. O mês de outubro encerra com saldo positivo no acúmulo de água na barragem do rio Gorutuba.

EM TRÊS SEMANAS A BARRAGEM PERDEU 38 CENTÍMETROS

O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que nos 31 dias deste mês o reservatório na barragem do Bico da Pedra teve uma recarga de 33 centímetros, quer dizer, é a diferença do volume de água entre hoje, sábado, dia 31, e o dia 1º de outubro. Vale ressaltar que até o dia 24 deste mês teve redução diária no volume de água totalizando na diminuição de 38 centímetros em pouco mais de três semanas. Contudo, a última semana foi de recuperação na represa situada em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

EM UMA SEMANA A REPRESA RECEBEU QUASE UM METRO

Conforme o monitoramento efetuado pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), entre domingo, dia 25, e este sábado, dia 31, o volume de água na barragem gorutubana aumentou em 71 centímetros (próximo de um metro). O aumento real foi 33 centímetros no mês, isso porque desconta a redução de 38 centímetros ocorrida entre os dias 1º e 24 deste mês. Na última semana de outubro de 2019 a represa teve diminuição em 5 centímetros em seu volume que fechou o décimo mês do ano passado que redução de 48 centímetros, quer dizer, um ano atrás houve perda de quase meio metro na quantidade de água armazenada na maior barragem da região da Serra Geral de Minas.

Nas últimas 24 horas o volume de água na barragem do Bico da Pedra subiu em quatro centímetros. O nível de água nessa represa subiu em 71 centímetros desde domingo quando teve a recuperação de um centímetro em relação ao dia anterior.

FALTAM QUASE 17 METROS PARA A BARRAGEM FICAR CHEIA

Levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior aponta que neste sábado, dia 31 de outubro, a barragem do Bico da Pedra tem 2,80 (próximo de três metros) de água a mais em relação ao dia 31 de outubro do ano passado. Para a represa do rio Gorutuba ficar cheia seria preciso que houvesse o aumento de 16,74 metros de água no seu reservatório. Sábado passado a recarga ideal seria de 17,45 metros para ocorresse o transbordamento e um ano atrás, ou seja, no dia 31 de outubro de 2019, o volume de água na barragem do Bico da Pedra estava com 19,54 (19 metros e meio) abaixo do nível de capacidade de armazenamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA