CHUVA NESTE MÊS EM JANAÚBA É INFERIOR AO QUE CHOVEU EM OUTUBRO DO ANO PASSADO

  • Barragem do Bico da Pedra tem hoje um metro e meio de água a mais em relação ao dia 22 de outubro de 2019 

  • Mas, faltam mais de 17 metros para a barragem gorutubana ficar cheia 

Foto Oliveira Júnior

Vista parcial da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, no dia 22 de julho de 2020, data em que o nível de água era 2,40 metros acima do volume apurado hoje, dia 22 de outubro de 2020. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nas últimas horas o clima tem sido ameno e com chuva fina nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Na tarde desta quinta-feira, dia 22 de outubro, a temperatura máxima foi de 28 graus centígrados e no dia anterior, 34 graus. O tempo no início desta noite é de céu nublado nas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba.

O site do jornalista Oliveira Júnior apurou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia que na tarde de hoje, quinta-feira, choveu o correspondente a 0,6 milímetros, enquanto que na noite de ontem, quarta-feira, dia 21, foram 2,2 milímetros totalizando quase 3 milímetros em menos de 24 horas.

Com a precipitação pluviométrica nestes dois últimos dias, o acumulado de chuva nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha neste mês é de 24 graus. Isso equivale a um terço do que choveu em outubro de 2019. No décimo mês do ano passado foram 71,2 milímetros de chuva nestas duas cidades.

BARRAGEM

Um ou dois centímetros a menos por dia. Essa é a redução na quantidade de água na barragem do Bico da Pedra neste mês acumulando a diminuição de 36 centímetros entre o dia 1º e hoje. No mesmo período do ano passado a diminuição teria sido de 41 centímetros.

Mesmo com a redução diária média de dois centímetros, a represa formada no rio Gorutuba apresenta hoje com mais água em relação ao dia 22 de outubro de 2019. Conforme apurações do site do jornalista Oliveira Júnior junto ao Distrito de Irrigação do Gorutuba, hoje o volume de água na barragem é 1,53 metro de água a mais. No entanto, para ficar cheia, a represa que fica perto das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha teria que aumentar o seu volume de água em 17,43 metros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA