BOMBEIROS ATUAM NO COMBATE A INCÊNDIO PRÓXIMO A ASILO, EM PORTEIRINHA, E TAMBÉM EM VEGETAÇÃO NA ZONA RURAL DE JANAÚBA E DE JAÍBA

Foto CB

Incêndio em vegetação na região da comunidade de Jataí, em Janaúba, no domingo, dia 4 de outubro de 2020.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com temperatura acima dos 35 graus centígrados, o domingo, dia 4 de outubro, foi de incêndio em vegetação em pelo menos três municípios da região da Serra Geral, no Norte de Minas. O asilo na cidade de Porteirinha corria o risco de ser afetado pelo foco de incêndio na vegetação em área próximo a esse centro de acolhimento de pessoas. Outro foco de incêndio também ameaçava uma residência no município de Jaíba.

O 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba deslocou uma equipe para Porteirinha na manhã desse domingo, dia 4, com o intuito em combater o fogo em vegetação no perímetro urbano, nas imediações das rodovias BR-122 e MG-120, na entrada da cidade. A atenção foi redobrada diante do fogo ganhar proporção em altura e avançar em direção à sede do asilo de Porteirinha. Nesse caso, o incêndio foi contido.

Foto CB

Incêndio em vegetação na zona rural de Jaíba no domingo, dia 4 de outubro de 2020.

 No início da tarde desse domingo, 4, o 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba concentrou atenções no controle de focos de incêndio que ameaçavam atingir uma residência na zona rural de Jaíba. As proximidades da casa foram cercadas diante da queimada na vegetação e dificultava a saída dos moradores. Para se protegerem, as pessoas ficaram refugiadas numa piscina.

O combate ao fogo foi feito por uma força tarefa que envolveu os bombeiros com o caminhão auto bomba do 6º Pelotão de Janaúba e funcionários e caminhões pipas da Prefeitura de Jaíba. Os ocupantes da casa foram retirados do local com apoio de um trator.

Ainda nesse domingo, dia 4, militares do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba estiveram na zona rural de Janaúba para conter o avanço do fogo em vegetação. Os bombeiros orientaram moradores da região da comunidade de Jataí. Devido a queimada ter sido em área de difícil acesso dos veículos com água, os bombeiros e voluntários procederam o monitoramento da área afetada e não afetada pelo incêndio, assim como a realização de aceiros – limpeza de pontos para evitar o possível avanço do fogo de uma área para outra.

Além do difícil acesso na área incendiada pelos bombeiros e voluntários, a baixa umidade relativa do ar em torno de 19% e o vento em alguns locais contribuíram para a propagação do fogo na vegetação seca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID