VERDELÂNDIA, NO NORTE DE MINAS, SE DESTACA EM AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Foto SMS

Atendimento médico em Verdelândia: prevenção e seguindo as recomendações sanitárias. 

VERDELÂNDIA (por Girleno Alencar) – O município de Verdelândia se destacou recentemente em ações preventivas e promoção à saúde. Atenção aos profissionais de saúde e orientações junto ao comércio e localidades na zona rural foram as atitudes adotadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Verdelândia no mês de agosto.

Esse trabalho proativo desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Verdelândia contribuiu para que o Norte de Minas se posicionasse bem em avaliação estadual sobre as ações de mobilização social no mês passado. Para conseguir êxito esses atos, a Secretaria de Saúde de Verdelândia contou com a parceria de instituições públicas e da iniciativa privada.

Conforme relatório da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que abrange 54 municípios no Norte de Minas, em Verdelândia os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram visitas em estabelecimentos comerciais e em comunidades rurais para o repasse de informações sobre a prevenção ao novo coronavírus a comerciantes e produtores rurais.

Também em Verdelândia a Secretaria Municipal de Saúde realizou entre 29 de julho a 21 de agosto o “Plantão Psicológico” com a participação do psicólogo, João Vítor Barbosa. Teve como objetivo dar suporte a profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente no atendimento de pacientes acometidos ou com suspeita de terem contraído a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Com 149 realizações em 24 municípios, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros ficou entre as seis regiões do Estado que mais contabilizaram ações de mobilização social promovidas em agosto envolvendo prevenção e promoção à saúde. O relatório da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, em agosto, foram realizadas 2.421 ações de mobilização social em Minas Gerais. O repasse de orientações à população para enfrentamento ao novo coronavírus somaram 1.191 ações, vindo a seguir o controle das arboviroses (dengue, febre Chikungnya e Zika vírus) com 232 ações; promoção à saúde (183); Rede Cegonha com repasse de orientações às gestantes (176); mobilização da população com idade entre 20 a 49 anos para vacinação contra o sarampo (178) e combate ao tabagismo (70 ações).

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca que, “mesmo diante da pandemia da Covid-19, por meio da utilização de técnicas alternativas de comunicação via telefone, faixas e mídias sociais, a manutenção das ações de mobilização por parte dos municípios possibilita aos profissionais de saúde reforçar perante a população a importância da adoção de medidas de prevenção e de promoção da saúde, por meio da adoção de práticas simples que estão ao alcance de todos, entre elas: higiene adequada; realização de consultas e exames médicos de forma regular; manutenção de alimentação saudável; a prática de atividades físicas; controle da hipertensão; cuidados com a saúde bucal e a eliminação do tabagismo”. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID