UTI COVID-19 NO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA FICA LOTADA NO FIM DE SEMANA E TAXA DE OCUPAÇÃO SUPERA OS 100%

  • Todos os 5 leitos da UTI improvisada estão ocupados e há ainda mais uma internação em um leito isolado da UTI normal: casos do novo coronavírus 

  • Na noite desse domingo, da 6, eram 13 internações – 8 de Janaúba – para tratamento contra a Covid-19, sendo 6 na UTI e 7 na clínica 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Super lotação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19 do Hospital Regional de Janaúba neste fim de semana prolongado em função do feriado de hoje, segunda-feira, dia 7 de setembro. Todos os 5 leitos homologados dessa UTI se encontram ocupados desse sexta-feira, dia 4, e além disso está sendo utilizado um leito isolado da unidade convencional composta de 10 leitos, mas que também passou o final de semana com a capacidade comprometida diante de internações de pacientes com outras comorbidades.

O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que quase no final da noite desse domingo, dia 6, haviam 13 internações na ala adaptada para tratamento contra o novo coronavírus e com capacidade até o momento para 29 vagas – 5 em UTI e 24 na clínica. No sábado, foram 11 e na sexta-feira 12 internações na clínica e na unidade de tratamento intensivo implantada nesse período de pandemia. Na manhã de sexta-feira eram 7 pacientes em situação grave com relação aos sintomas da Covid-19 e sendo atendidos em UTI no Regional. Mas, no final da tarde desse dia houve redução para 5 pacientes nessa UTI, atingindo a capacidade dos 5 leitos autorizados. (confira AQUI )

Por volta de 21h40 de domingo, dia 6 de setembro, o Hospital Regional de Janaúba mantinha 6 pessoas internadas em UTI para tratamento da Covid-19. Isso implica em dizer a lotação de 100% foi atingida, uma vez que as 5 vagas de leitos na UTI Covid-19 estavam ocupadas e a 6ª pessoa internada teria sido colocada num leito isolado da UTI normal. Aliás, esse leito isolado tem sido uma espécie de válvula de escape para a internação de excedentes com relação à pandemia.

Conforme informações do hospital, ao final da noite desse domingo e início de madrugada do feriado da Independência eram 13 pessoas em tratamento nessa unidade de saúde contra o novo coronavírus – 7 pacientes que testaram positivo e 6 que fizeram o exame e aguardam o resultado – das quais 6 na UTI e 7 na clínica. No dia anterior, quer dizer, na noite de sábado, foram 11 internações (6 confirmadas para a Covid-19 e 5 aguardando resultado), sendo 5 na UTI e 6 na clínica.

De acordo com o boletim do Hospital Regional de Janaúba, dos 13 pacientes internados na ala da Covid-19 até a noite desse domingo, 8 eram de Janaúba (no sábado eram 6 e na sexta-feira 5), 2 de Porteirinha, 2 de Jaíba (eram 2 no sábado e um na sexta-feira) e um paciente de Belo Horizonte.

SEM BOLETIM DA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde não atualizou nesse fim de semana o boletim epidemiológico com relação aos casos de enfrentamento à Covid-19 em Janaúba. Os últimos dados são de sexta-feira, dia 4, e apontavam o acúmulo nesse período de pandemia de 811 casos positivos da Covid-19, dos quais 783 apresentaram melhora clinicamente dos pacientes, correspondente a 96,54% dos casos confirmados. Na última sexta-feira, 16 pessoas permaneciam em tratamento, 14 em isolamento domiciliar e 2 em hospital. Dos 811 casos positivos 12 evoluíram para óbito.

Em Janaúba, na sexta-feira, dia 4, eram 224 casos suspeitos do novo coronavírus em investigação. 171 casos foram descartados, entre os quais 12 óbitos.

Haviam no município, dia 4, a notificação de 2.982 pessoas que apresentam ou apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus, sendo que 1.776 (59,55%) foram consideradas pelo sistema de saúde como síndrome gripal inespecífica, quer dizer, não estariam clinicamente relacionadas à Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA