TÉCNICA DE ENFERMAGEM DO SAMU MORRE NA UTI DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA, NESTE DOMINGO: TRATAMENTO CONTRA LÚPUS E COVID-19

  • Paciente era de Jaíba e trabalhava na base do Samu em Monte Azul 

Foto Cisrun/Samu

Técnica de Enfermagem Vanderleia Izabel Martins da Silva trabalhava no Samu na região da Serra Geral de Minas: tratava contra lúpus e Covid-19. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O sistema de saúde e socorristas no Norte de Minas se encontram em luto diante do falecimento de uma profissional da área que veio a óbito na madrugada deste domingo, dia 20 de setembro, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Regional de Janaúba para situações de enfrentamento à Covid-19.

A Técnica de Enfermagem Vanderléia Izabel Martins da Silva, de 43 anos, não resistiu à enfermidade. Ela fazia parte do quadro de socorristas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), no Norte de Minas, onde trabalhou por 10 anos. Desde o início da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diante do avanço de casos da Covid-19, Vanderleia foi afastada das atividades no Samu.

Aos 43 anos, Vanderléia deu entrada na UTI do Hospital Regional de Janaúba no dia 12 deste mês objetivando o tratamento em decorrência de sintomas da Covid-19. Há algum tempo ela lutava contra lúpus, que é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. De acordo com nota da assessoria do Hospital Regional, a paciente ficou pouco mais de uma semana na UTI e neste domingo, dia 19, faleceu.

A Técnica de Enfermagem Vanderléia atuou na base do Samu na cidade de Jaíba e depois foi transferida para a base de Monte Azul onde prestou serviço até ser afastada das funções com o início da pandemia. Em nota, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/Samu Macro Norte lamenta a situação e ressalta o desempenho da profissional Vanderléia no cumprimento da missão lhe atribuída nas bases da região da Serra Geral de Minas, principalmente em Jaíba e em Monte Azul. “Ela prestou relevantes serviços à sociedade norte mineira como socorrista”, menciona o Cisrun Samu em nota sobre o falecimento da técnica Vanderleia.

Os colaboradores do Samu deram o último adeus à colega, com um cortejo que se iniciou em Janaúba, onde Vanderléia estava internada, com uma das unidades da base, e foi interceptado por outra equipe, dessa vez de Jaíba, local onde aconteceria o sepultamento, neste domingo, dia 20 de setembro.

INTERNAÇÕES COVID-19 NO HOSPITAL REGIONAL

Conforme boletim expedido na noite desse sábado, dia 19 de setembro, haviam 12 pessoas internadas no Hospital Regional de Janaúba na área adaptada para tratamento de casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus. Dessas 12 internações, 8 são de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e 4 aguardavam resultado do exame laboratorial.

Na noite de ontem, sábado, tinham 4 pacientes internados na UTI Covid-19 que tem 5 leitos homologados. Isso implica em dizer que a taxa de ocupação era de 80%. Os outros 8 pacientes recebiam assistência na clínica que iniciou a pandemia com a capacidade 24 vagas, quer dizer, na noite desse sábado, a taxa de ocupação era de 33%.

Entre as 12 internações na área da Covid-19 – UTI e clínica – no Hospital Regional de Janaúba, dois pacientes eram de Janaúba, 5 de Jaíba, 3 de Monte Azul, um de Manga e outro de Nova Porteirinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA