JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

sábado, 26 de setembro de 2020

PELA JUSTIÇA ELEITORAL, JANAÚBA TEM 8 CANDIDATOS A PREFEITO E 221 CANDIDATOS A VEREADOR

  • 5 mulheres são candidatas a vice-prefeita em Janaúba 

  • Quatro anos atrás foram 7 candidaturas a prefeito 

  • Também aumenta a concorrência por vaga na Câmara Municipal: agora são quase 15 candidatos por vaga; em 2016 foram 12 por vaga 

  • 5 vereadores – um terço – em Janaúba não tentarão a reeleição, pois 2 compõem chapas para prefeito e 3 desistiram por novo mandato 

  • Sendo assim, já é garantida a renovação de 5 vagas (33,33%) das 15 vagas na Câmara de Janaúba 

Fotos TRE

Na eleição de 2020 são 8 candidatos a prefeito inscritos junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Finalizou na manhã deste sábado, dia 26 de setembro, o prazo de geração de dados para registro de candidatura na eleição municipal deste ano. No município de Janaúba são 8 candidatos a prefeito e vice-prefeito. É recorde na história política desta localidade, ressaltando que na eleição de 2016 foram 7 candidaturas a prefeito e por pouco seriam oito postulantes ao poder executivo municipal.

Fotos TRE

Candidatos Dimas Rodrigues (MDB), prefeito, e Maria Marta (MDB), vice-prefeita, pela coligação A Experiência Renova a Esperança – MDB/Avante/PCdoB.

Além da chapa majoritária, a eleição para o legislativo em Janaúba também apresenta número inédito neste ano. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais que pelo menos 221 pessoas requereram a candidatura à Câmara Municipal de Janaúba. Portanto, é recorde o número de candidatos a vereador neste município. 

Fotos TRE

Candidatos Zé Aparecido (PSD), prefeito, e Maria Aparecida (PSD), vice-prefeita, pela coligação Reconstrução, Já – PSD/PP/Cidadania.

São 35 candidatos a mais em relação ao pleito de 2016 apresentando uma alta de 18,81%. Quatro anos atrás foram 186 candidatos a vereador e, agora, em 2020, são 221 candidatos para as 15 vagas na Câmara. Na última eleição a concorrência teria sido de 12,4 candidato por vaga, já na campanha deste ano a concorrência passa a ser de quase 15 candidatos (14,73) por cada vaga.

Fotos TRE

Candidatos Handerson Miranda (PSL), prefeito, e Bruno Fernandes (PSB), vice-prefeito, pela coligação Janaúba Tem Pressa – PSL/PSB/Pros.

SAIBA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO E VICE

O vereador Augusto Wagner (PT), 39 anos, é candidato a prefeito pela Coligação Cuidar de Gente é Prioridade e tem o contador e ex-vereador Gilson Medeiros, 49 anos, como candidato a vice-prefeito. Essa coligação é composta pelos partidos PT/PMB.

Fotos TRE

Candidatos Hudson Jeová (DC), prefeito, e Tatiane Oliveira (DC), vice-prefeita, pelo partido DC.

O produtor rural, ex-prefeito e ex-deputado estadual Dimas Rodrigues (MDB), 71 anos, é candidato a prefeito pela Coligação A Experiência Renova a Esperança e tem a professora Maria Marta Oliveira Guimarães (MDB), 56 anos, como candidata a vice-prefeita. Essa coligação é composta pelos partidos MDB/Avante/PCdoB.

O médico Handerson Miranda (PSL), 50 anos, é candidato a prefeito pela Coligação Janaúba Tem Pressa e tem o policial civil (delegado) Bruno Fernandes (PSB), 37 anos, como candidato a vice-prefeito. Essa coligação é composta pelos partidos PSL/PSB/Pros.

Fotos TRE

Candidatos Isaildon Mendes (PSDB), prefeito, e Elton Freitas (PSDB), vice-prefeito, pelo partido PSDB.

O advogado Hudson Jeová (DC), 45 anos, é candidato a prefeito pelo partido DC e tem a servidora pública municipal Tatiane Barbosa de Oliveira (DC), 36 anos, como candidata a vice-prefeita. O partido tem candidatura própria, ou seja, não compôs coligação.

O prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB), 63 anos, é candidato à reeleição pelo partido PSDB e tem o vice-prefeito e policial militar (sargento) Elton Menezes (PSDB), 51 anos, como candidato à reeleição. O partido tem candidatura própria, ou seja, não compôs coligação.

Fotos TRE

Candidatos Augusto Wagner (PT), prefeito, e Gilson Medeiros (PMB), vice-prefeito, pela coligação Cuidar de Gente é Prioridade PT/PMB.

O advogado Marcus Soares (Podemos), 27 anos, é candidato a prefeito pelo partido Podemos e tem a fonoaudióloga Maria Angélica de Azevedo Lima (Podemos), 39 anos, como candidata a vice-prefeita. O partido tem candidatura própria, ou seja, não compôs coligação.

O vereador Pastor Walter Percídio (PTB), 59 anos, é candidato a prefeito pelo partido PTB e tem a empresária Pastora Sônia Duarte (PTB) como candidata a vice-prefeita. O partido tem candidatura própria, ou seja, não compôs coligação.

O produtor rural Zé Aparecido (PSD), 56 anos, é candidato a prefeito pela Coligação Reconstrução, Já e tem a técnica em enfermagem Maria Aparecida Santos (PSD), 54 anos, como candidata a vice-prefeita. Essa coligação é composta pelos partidos PSD/PP/Cidadania.

VEREADORES NÃO TENTARÃO A REELEIÇÃO

Composta de 15 vereadores, a Câmara Municipal de Janaúba apresentará significativa renovação para a próxima legislatura. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que no mínimo um terço da composição do parlamento local já é certo que será renovado.

Fotos TRE

Candidatos Marcus Soares (Podemos), prefeito, e Maria Angélica (Podemos), vice-prefeita, pelo partido Podemos.

Isso porque 5 dos 15 vereadores não estão no páreo para uma possível reeleição. Três vereadores não requereram o registro de candidatura. O servidor público estadual Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca (Republicano), irá concluir em 31 de dezembro deste ano o seu 6º mandato como vereador que iniciou em 1989. Ele não disputou a eleição de 2000 (ano em que finalizou o terceiro mandato consecutivo, de 1989 a 2000). Na eleição de 2004 ficou na suplência. Foi eleito em 2008 e a partir daí exerce mais três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020).

O odontólogo Sérgio Henrique Coelho (Podemos) irá concluir no final de dezembro deste ano o seu 2º mandato como vereador na Câmara de Janaúba. Ele foi eleito em 2012 e exerceu o primeiro mandato entre 2013 e 2016, ano em que foi reeleito para o mandato que finaliza agora em 2020.

Fotos TRE

Candidatos Pastor Walter Percídio (PTB), prefeito, e Pastora Sônia Duarte (PTB), vice-prefeita, pelo partido PTB.

O enfermeiro Marcelo Alves Santos (PSL) terminará no dia 31 de dezembro de 2020 o seu 1º mandato como vereador na Câmara Municipal de Janaúba. Ele foi eleito em 2016 e havia possibilidade em tentar a reeleição, contudo decidiu não participar das eleições municipais deste ano.

Outros dois vereadores em primeiro mandato também decidiram não tentar a reeleição, uma vez que optaram pela eleição majoritária. Tratam-se dos servidores públicos federais Augusto Wagner e Walter Percídio, atualmente vice-presidente e presidente, respectivamente, da Câmara Municipal. Eles são candidatos a prefeito em chapas opostas.

Diante disso, 5 vereadores – um terço – em Janaúba não tentarão a reeleição, pois 2 compõem chapas para prefeito e 3 desistiram por novo mandato. Sendo assim, já é garantida a renovação de 5 vagas (33,33%) das 15 vagas na Câmara de Janaúba. Quatro anos atrás, dos 15 vereadores um não disputou a reeleição e se candidatou a prefeito e foi eleito. Houve uma renovação de 7 vagas (46%), isso porque 8 vereadores foram reeleitos e 6 não conseguiram a reeleição, sem considerar que um não tentou a reeleição. 

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.