NORTE DE MINAS ESTÁ SEM SALVAMENTO AEROMÉDICO HÁ QUASE UMA SEMANA: DIRETORIA DO SAMU TROCOU A COORDENAÇÃO E OS MÉDICOS PROTESTAM CONTRA ESSA MUDANÇA

  • Segundo o jornal, Consórcio do Samu afastou o médico coordenador e colocou uma pessoa que não realizou o treinamento 

  • Helicóptero do Samu/Corpo de Bombeiros está estacionado em Montes Claros desde domingo passado, dia 13 

  • O jornal Gazeta tentou falar na manhã de ontem, sexta-feira, dia 18, com o presidente do Cisrun Macro Norte, Silvanei Batista, mas sua assessora na Prefeitura de Porteirinha alegou que ele estava em reunião e daria o retorno 

Foto Cisrun

Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros procedem a transferência de paciente, em Janaúba, em helicóptero por intermédio do sistema aéreo avançado de vida. 

MONTES CLAROS (Girleno Alencar) – O Norte de Minas está desde domingo passado sem o salvamento aeromédico que é prestado pelo SAMU e os Bombeiros Militares: os médicos do SAMU se recusam a prestarem esse serviço depois que a direção do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun) afastou o médico coordenador e colocou uma pessoa que não realizou o treinamento.

Desde o dia 13 que o helicóptero do Serviço Aéreo Avançado de Vida (SAAV) está estacionado no hangar da Polícia Militar no Aeroporto de Montes Claros, pois depende do médico na equipe para os casos de urgência de saúde.

Na quinta-feira um avião do Estado veio pegar uma criança em Montes Claros que precisou ser socorrida para Belo Horizonte, quando esse serviço poderia ter sido realizado com a equipe do SAAV.

O coronel Fernando Augusto, comandante do 4º Comando Operacional Regional dos Bombeiros Militares confirmou que a aeronave está sem desempenhar sua função e isso foi comunicado ao Cisrun, que tem de definir a escala dos médicos para atuarem nos deslocamentos aéreos com a tripulação do helicóptero.

Ele lembra que essa parceria assinada em fevereiro de 2018 e publicada em 1º de março do mesmo ano estabelece o papel de cada órgão, sendo que o Cisrun tem de disponibilizar a escala de médico que passou pela capacitação. O comandante reforçou que a tripulação dos Bombeiros Militares está pronta e a disposição para cumprir a missão, mas respeitando as normas fixadas na parceria.

O Gazeta tentou falar na manhã de ontem (18) com o presidente do Cisrun Macro Norte, Silvanei Batista, mas sua assessora na Prefeitura de Porteirinha alegou que ele estava em reunião e daria o retorno. A assessoria do CISRUN explicou ainda que o assunto está sendo analisado pela diretoria da instituição.

O caso se tornou público depois que o deputado Arlen Santiago, do PTB, denunciou o fato durante a visita do governador Romeu Zema a Montes Claros. O Gazeta apurou que o Cisrun afastou o médico Cedrin da coordenação do SAAV para colocar o médico Daniel Pires no cargo. Como Pires não fez o treinamento, isso provocou a suspensão da prestação dos serviços. Os médicos do SAMU decidiram cruzar os braços por discordarem dessa interferência. O Gazeta tentou falar com os dois médicos, mas sem sucesso. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA