INTERNAÇÕES NA UTI PARA CASOS DA COVID-19 EM JANAÚBA EXCEDEM: TAXA DE OCUPAÇÃO DE 140% NESSA SEXTA-FEIRA, DIA 4

  • Haviam 7 pacientes internados – 4 de Janaúba – superando o limite de 5 vagas em leitos na UTI do Hospital Regional específicos para tratamento contra o novo coronavírus, no final da manhã de ontem, dia 4 de setembro 

  • Já na parte da noite dessa sexta-feira as internações reduziram para 5, o limite de vagas na UTI da Covid-19 no Hospital Regional: 100% de ocupação 

  • Ontem, sexta-feira, dia 4, em Janaúba eram 811 casos positivos do novo coronavírus e 783 casos recuperados 

 JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na semana em que recebeu 8 respiradores mecânicos – ainda a serem instalados em área que está sendo adaptada – para reforçar o atendimento a pacientes em situação grave com relação ao novo coronavírus, o Hospital Regional de Janaúba registrou nessa sexta-feira, dia 4 de setembro, um quadro preocupante no que tange à capacidade da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) implantada nesse período de pandemia.

No final da manhã de ontem, sexta-feira, o maior hospital da região da Serra Geral, no Norte de Minas, extrapolou o seu limite de internações em UTI homologadas para atendimento de casos graves relacionados à infeção pela Covid-19. Desde quando foi decretada a pandemia e até esta data, o Regional conta com 5 leitos de UTI específicos para tratamento contra o novo coronavírus. Essa unidade está disponível para área de abrangência de, pelo menos, 15 municípios nos quais totalizam em torno de 300 mil pessoas.

Já são mais de 5 meses de vigência da pandemia e o limite de capacidade da UTI Covid-19 já atingiu e até ultrapassou em várias vezes. E ontem, dia 4, novo cenário preocupante. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que a equipe clínica do Regional teve que alterar alguns setores para atender o excedente de pacientes em condições graves diante de infecção pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo o Hospital Regional tinha, nessa sexta-feira, 7 pacientes internados em UTI para casos da Covid-19, ressaltando que o número de leitos homologados é 5. Isso implica em dizer que no início da tarde dessa sexta-feira o Regional de Janaúba apresentou a taxa de 140% de ocupação em leitos de UTI para casos referentes ao novo coronavírus. Dos 7 pacientes (5 homens e 2 mulheres) internados em leitos de UTI Covid-19 nessa sexta-feira, 4 (3 homens e uma mulher) eram de Janaúba.

Momento delicado, mas contornado pela ação dos profissionais da saúde. Pois, em boletim atualizado depois das 19h de ontem, o Hospital Regional informou que eram 5 pacientes internados na UTI Covid-19 ocupando assim 100% os 5 leitos homologados até o presente momento para esse tipo de atendimento.

O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que agosto foi o período que mais teve internações diárias na UTI Covid-19 durante a pandemia. No mês passado houve no mínimo uma internação de paciente na UTI diariamente em 13 dias, sendo que em quatro dias a internação diária teria sido de dois pacientes. Foram 17 internações em agosto, ressaltando que alguns pacientes permaneciam internados de acordo com o período de evolução do tratamento.

Nos três primeiros dias de setembro houve internação de pacientes na UTI Covid-19 do Hospital Regional em dois dias, sendo que na quarta-feira, dia 2, foram duas internações. Em julho, as internações diárias ocorreram em 10 dias, em junho foram em 12 dias; em maio houve alteração nas internações nessa UTI em 5 dias e em abril em 7 dias, enquanto que em março, início da pandemia, as internações ocorreram em dois dias.

De acordo com o boletim do Hospital Regional de Janaúba, expedido na noite de ontem, sexta-feira, dia 4, eram 9 internações na ala para atendimento de pacientes com situação confirmada ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Dos 9 pacientes 6 testaram positivo e 3 fizeram o exame e aguardam o resultado. Ainda conforme o hospital, dos 9 pacientes internados na ala da Covid-19 até a noite dessa sexta-feira, 5 eram de Janaúba, 2 de Porteirinha, um de Jaíba e um paciente de Belo Horizonte.

BOLETIM DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 4 DE SETEMBRO

Conforme o relatório da Secretaria Municipal de Saúde, atualizado no final da tarde dessa sexta-feira, 4 de setembro, Janaúba acumulava 811 casos positivos da Covid-19 (eram 806, na quinta-feira), dos quais 783 (na quinta-feira eram 768) apresentaram melhora clinicamente dos pacientes, correspondente a 96,54% dos casos confirmados. Nessa sexta-feira, 16 pessoas permaneciam em tratamento, 14 em isolamento domiciliar e 2 em hospital. Dos 811 casos positivos 12 evoluíram para óbito.

Em Janaúba, ontem, dia 4, eram 224 casos suspeitos do novo coronavírus em investigação. 171 casos foram descartados, entre os quais 12 óbitos.

Haviam no município a notificação de 2.982 (até quinta-feira, dia 3, eram 2.954) pessoas que apresentam ou apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus, sendo que 1.776 (59,55%) foram consideradas pelo sistema de saúde como síndrome gripal inespecífica, quer dizer, não estariam clinicamente relacionadas à Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA