POPULAÇÃO DE VERDELÂNDIA TEM MAIS TEMPO PARA CUIDAR DA SAÚDE: UBS ATENDE ATÉ ÀS 22H DE SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA

  • Além de resultar numa alternativa de horário para usuários que trabalham ou estudam durante o dia, a iniciativa visa desafogar a demanda de pacientes 

  • Posto de saúde principal também fica aberto aos sábados e domingos até às 19h 

Foto SMS

Atendimento médico na UBS da cidade de Verdelândia: prevenção e o cuidar da saúde da população. 

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – A prevenção é um dos atos primordiais para manter uma vida saudável. E, em caso de extrema necessidade, deve se procurar uma unidade de saúde o quanto mais breve possível para que o tratamento seja iniciado imediatamente e, assim, voltar à vida normal. Em Verdelândia e em outros municípios do Brasil estão instaladas unidades de saúde para atendimento de atenção básicas e, em algumas cidades, unidades que prestam assistência de média e alta complexidade.

 Mesmo com os postos de saúde disponíveis, a população economicamente ativa ainda enfrentava o contratempo de ausentar das atividades trabalhistas para ir à unidade de saúde que funcionava, por coincidência, no mesmo horário que o cidadão estaria trabalhando. Ou ausentava do serviço ou então adiava, sabe lá para quando, a ida ao médico.

Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Verdelândia analisou e decidiu inserir o município no programa de horário estendido que é incentivado pelo governo federal. Com isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Policlínica Paulino Domingos de Aragão foi reformada e adaptada para receber uma nova demanda de pacientes e em horários diferentes dos habituais.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou há meses o horário estendido no atendimento médico à população na Policlínica na cidade de Verdelândia. Diariamente uma equipe da saúde fica à disposição do público até às 22h, de segunda-feira a sexta-feira. Isso implica em dizer que a policlínica funciona das 7h às 22h, na semana. Até então era até às 17h.

Com esse horário estendido, as famílias podem adequar o convívio residencial, escolar e trabalhista com a assistência médica e sem a necessidade de, às vezes, aguardar um certo tempo pelo atendimento. A secretária municipal de Saúde, Maria Gorete Carvalho, informou que o horário estendido resulta em comodidade e agilidade ao público quanto à atenção na prevenção e no tratamento, uma vez que, no caso de Verdelândia, o paciente e seus familiares não precisem deslocar em horário noturno até o pronto socorro do Hospital Regional de Janaúba ou do hospital de Jaíba, cidades que ficam entre 35 e 40 quilômetros de Verdelândia.

UBS TAMBÉM FUNCIONA NOS FINAIS DE SEMANA

Além do horário estendido de atendimento ao público até às 22h (10 horas da noite), de segunda-feira à sexta-feira, a UBS Paulino Domingos de Aragão também está funcionando aos sábados e domingos com o plantão médico iniciado neste mês de agosto, mais precisamente no dia 1º.

A Unidade Básica de Saúde que também é denominada de Policlínica fica aberta no final de semana devido ao projeto Plantão Médico instituído pela Secretaria de Saúde de Verdelândia com atendimento das 7h às 19h no sábado e no domingo. Desta forma, em se tratando de assistência na área de saúde, a população de Verdelândia conta com essa prestação de serviço público diariamente, nos sete dias da semana. Isso porque, de segunda-feira à sexta-feira, tem o serviço de atenção básica das 7h às 22h, e no sábado e domingo o Plantão Médico das 7h às 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA