JAÍBA TEM QUASE 40 MIL HABITANTES, DE ACORDO COM A ESTIMATIVA 2020 DO IBGE: 39.388 HABITANTES

  • Crescimento anual de 1,23% e com 479 novos moradores, média de 4 cidadãos a cada 3 dias 

  • Em 10 anos, a população de Jaíba aumentou em mais de 7 mil pessoas 

Imagem Ascom/Prefeitura de Jaíba

Vista parcial da cidade de Jaíba, em primeiro plano o Fórum que foi inaugurado em janeiro de 2020. 

JAÍBA (por Oliveira Júnior) – O município de Jaíba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, apresentou o crescimento populacional de 1,23% em 2020 conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam Jaíba com 39.388 habitantes neste ano. Pelo menos essa é a estimativa populacional que o instituo divulga anualmente e serve como parâmetro para a transferência constitucional de recursos.

A pujança do projeto de irrigação que leva o mesmo nome deste município e o fortalecimento do comércio e da prestação de serviço fazem com que Jaíba seja um município atrativo para investir, trabalhar e morar. A comprovação é visível diante do estudo feito pelo IBGE e pelo qual consta que a cada três dias foram inseridos quatro novos moradores em Jaíba.

Jaíba é o município que mais teve explosão populacional na região da Serra Geral de Minas nos últimos anos. Oferta de mão-de-obra nos empreendimentos no Projeto Jaíba e o impulso na construção civil possibilitam a permanência dos jaibenses, assim como abrem as portas para novos moradores. Por exemplo, entre julho de 2019 e julho deste ano a população de Jaíba aumentou em 479 pessoas, conforme levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior com base nos dados do IBGE.

Da mesma forma que cresce em quantidade de habitante, Jaíba também experimenta avanço nas políticas públicas, caso da instituição e implantação da Comarca no município que resultou na instalação do Poder Judiciário incluído com a construção de um moderno prédio que abriga as instalações da Justiça desde o início de 2020. A cidade também ganhou uma unidade maior da Justiça Eleitoral e conta efetivamente com autoridade da delegacia de Polícia Civil. Em síntese, Jaíba se desvinculou da Comarca de Manga e passou a ser sede de Comarca o que facilita o acesso do povo ao serviço público.

Nos últimos 10 anos o município de Jaíba recepcionou mais de 7 mil novos moradores. Entre 2010 e 2020 a população deste município passou de 32.289 para 39.388 habitantes. São 7.099 novas pessoas no período de uma década, o que equivale a praticamente toda a população do município de Nova Porteirinha. Os dados são do IBGE com base no Censo Demográfico de 2010, o último realizado pelo instituto, e a estimativa populacional de 2020, ano em que seria realizado o novo censo, contudo, devido à pandemia, essa contagem da população foi adiada. Mas, na última década Jaíba tem o saldo positivo de, em média, dois novos moradores por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA