PREFEITURA DE JANAÚBA FICA TRÊS DIAS SEM ATUALIZAR OS DADOS SOBRE A COVID-19: PELO MENOS 17 PROFISSIONAIS DA SAÚDE FORAM INFECTADOS NESSA PANDEMIA

  • São 3 profissionais de saúde que testaram positivo nessa semana 

  • Hoje, segunda-feira, Janaúba contabilizava 486 casos positivos da Covid-19, são 11 a mais no intervalo de três dias e 69 numa semana 

  • Hoje, segunda-feira, Janaúba contabilizava 460 casos recuperados da Covid-19; são 23 a mais no intervalo de três dias e 70 numa semana 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais de três dias, em torno de 75 horas, esse foi o período de desatualização pública dos dados do enfrentamento da Covid-19 no município. Por volta das 19h40 desta segunda-feira, dia 27 de julho, a Prefeitura de Janaúba atualizou em seu sistema as informações sobre o combate e o tratamento de cidadãos contra essa doença. O último relatório havia sido disponibilizado no final da tarde de sexta-feira, dia 24.

Nesse período de três dias ocorreram o registro de 11 casos positivos para o novo coronavírus, enquanto que 23 pacientes obtiveram a melhora clínica. Porém, conforme levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, na última semana foram diagnosticados, em média, 10 casos confirmados para a Covid-19 diariamente em Janaúba. Na mesma proporção foram os resultados de casos recuperados.

Entre terça-feira, dia 21 de julho, e esta segunda-feira, o sistema de saúde contabilizou o diagnóstico positivo em 69 pessoas. No mesmo período, 70 pacientes tiveram a melhora clinicamente após tratamento contra o novo coronavívurs.

Aumentou o número de profissionais da saúde que atuam em Janaúba infectados ou que foram contaminados pela Covid-19. Teve uma alta de 21% nos casos positivos entre os trabalhadores que estão justamente nas ações de prevenção e de assistência aos cidadãos. Atualmente, 17 profissionais de saúde de Janaúba testaram positivo para o novo coronavírus. São três novos casos entre quinta-feira da semana passada e hoje, dia 27.

BOLETIM DE HOJE, SEGUNDA-FEIRA, DIA 27 DE JULHO

De acordo com relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 27 de julho, o município de Janaúba contabilizava 486 casos positivos da Covid-19 (eram 475 na sexta-feira, dia 24), dos quais 460 (na sexta-feira eram 437) apresentaram melhora clinicamente dos pacientes, correspondente a 94,65% dos casos confirmados. Nesta segunda-feira, 14 continuam em tratamento, sendo 12 em casa e 2 pessoas em unidade hospitalar. Dos 486 casos positivos 12 evoluíram para o falecimento.

Em Janaúba, nesta segunda-feira, são 207 casos suspeitos do novo coronavírus em investigação. O sistema local de saúde informou que hoje dia 27, não há óbito em investigação. 59 casos foram descartados, entre os quais 10 óbitos.

Há no município a notificação de 1.705 (até sexta-feira eram 1.662) pessoas que apresentam ou apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus, sendo que 953 (55,89%) foram consideradas pelo sistema de saúde como síndrome gripal inespecífica, quer dizer, não estariam clinicamente relacionadas à Covid-19.

OS 10 BAIRROS COM MAIS CASOS

O centro de Janaúba continua sendo o local onde mais concentra casos confirmados e recuperados para a Covid-19. Nesta segunda-feira são 72 casos positivos (até sexta-feira eram 72), dos quais 70 (na sexta-feira eram 69) já foram recuperados. Em seguida a incidência da doença ocorre no bairro Rio Novo com 46 (um a mais em relação ao dia 24) casos positivos (45 já foram recuperados). No São Gonçalo são 39 casos positivos (na sexta-feira eram 37), sendo 36 recuperados.

Dos 34 casos confirmados em cidadãos que moram no bairro Esplanada, 33 tiveram melhora clinicamente. 27 dos 30 casos positivos em moradores do bairro Cerâmica estão, segundo a secretaria, recuperados, dois a mais em relação ao último boletim. Nos bairros Gameleira e Santo Antônio são 22 casos confirmados em cada, sendo 20 recuperados no Gameleira e 19 no Santo Antônio, onde houve o aumento de um recuperado no fim de semana.

No bairro Padre Eustáquio moram 19 cidadãos (um a mais) que tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19, sendo que 18 obtiveram a melhora clinicamente, dois a mais. Já no Isaías Pereira tem 18 casos positivos entre moradores (mesma quantidade de sexta-feira), sendo que 15 estão recuperados. No bairro Veredas são 16 casos positivos (aumentou um), sendo que 15 se encontram recuperados. Na sexta-feira eram 14 recuperados.

INTERNAÇÕES NO HOSPITAL

De acordo com o boletim da Vigilância em Saúde do município, na noite desta segunda-feira, dia 27 de julho, eram 7 internações no Hospital Regional de Janaúba no setor de enfrentamento ao novo coronavírus. Sendo um paciente, do sexo masculino e com idade entre 60 a 69 anos, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Diante disso, a taxa de ocupação da UTI passa a ser de 20%, uma vez que o sistema de saúde está considerando apenas 5 leitos nessa unidade.

Na clínica adaptada para atendimento de casos da pandemia tinham 6 pacientes até o início desta noite e isso representa a taxa de ocupação de 25% da quantidade de leitos nesse setor. Das 7 internações, 4 são do sexo masculino e 2 do sexo feminino, dos quais dois são pessoas na faixa etária de 70 a 79 anos e dois com idade entre 50 e 59 anos.

Já pelo boletim divulgado pela assessoria do Hospital Regional de Janaúba, depois das 20h, eram 7 internações no setor de enfrentamento à Covid-19, sendo 5 pacientes de Janaúba, um de Mato Verde e outro de Porteirinha. 4 pacientes testaram positivo para a doença, enquanto que 3 aguardam resultado de exame laboratorial. De acordo com o Regional, dois pacientes estão sendo tratados na UTI e 5 na clínica. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID