SEM FESTAS DE SÃO JOÃO POR CAUSA DA COVID-19 E PARA ALIVIAR ESTRESSE DE FUNCIONÁRIOS, HOSPITAL DA FUNDAJAN PROMOVE CONCURSO DE DECORAÇÃO JUNINA

  • Colaboradores do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba (MG), ornamentaram 12 setores da unidade de saúde. Dia de São João é comemorado nesta quarta-feira, dia 14 
Foto Maxwara Martins
Iarda e a filha Maria Alice na maternidade da Fundajan.

JANAÚBA (por Michelly Oda, G1 Grande Minas) – Sem festas de São João por conta da pandemia e para aliviar um pouco o estresse que Covid-19 tem causado nos profissionais de saúde, a direção do Hospital Fundajan, em Janaúba, no Norte de Minas, decidiu promover um concurso. Divididos em grupos, os colaboradores foram desafiados a decorarem 12 setores da unidade de saúde com a temática junina.
“A alegria tomou conta do hospital e nesse caso todos ganharam. Os que aqui trabalham e os que vem até nós em busca de cuidados. Atingimos nosso objetivo principal que foi dar uma pausa no estresse causado pela pandemia, sem esquecermos os cuidados necessários e voltarmos a criar um ambiente de trabalho leve, alegre e feliz para todos”, fala Silvana Ferreira de Oliveira, diretora assistencial do Hospital Fundajan.
Foto Maxwara Martins
Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus foi decorado com temática junina em Janaúba.

O dia de São João, comemorado nesta quarta-feira, 24 de junho, é considerado feriado em Janaúba. Muitas festas são realizadas na região nesse período, algumas de maior porte e outras que se restringem às famílias.
Para que o mês de junho não passasse em branco, a ideia inicial da diretora assistencial era incluir no cardápio alguma comida típica. Mas Silvana percebeu que seria interessante algum outro tipo de iniciativa que pudesse envolver diretamente os funcionários.
“O hospital existe há 46 anos e essa história foi construída por meio da energia e do esforço dos profissionais que aqui trabalham. O concurso, na verdade, foi uma estratégia para dar momentos de alento para os funcionários que estão trabalhando em uma situação de muito estresse. Mais do que nunca, é importante a gente cuidar de quem cuida”, diz.
Foto Hospital Fundajan 
Doze setores do hospital da Fundajan foram decorados com temática junina.

‘ESTAMOS AQUI PARA DARMOS O MELHOR’

“Foi uma ideia muito envolvente e que trouxe outro clima para o hospital. Nós esquecemos um pouco esse momento tenso de pandemia e vivemos o clima de São João. Sempre há o medo do que nos espera, mas estamos aqui para darmos o melhor da gente”, diz a enfermeira Maxwara Martins Teixeira.
A enfermeira diz ainda que o clima de descontração fez bem também para os pacientes. Ela cita o caso de uma gestante que aproveitou a decoração para fazer fotos.
“Nós estávamos quase indo para o bloco, mas ela disse que queria tirar as fotos. Esse momento nos faz pensar que devemos valorizar as pequenas coisas. Eu, por exemplo, estou com muita saudade de ver meus pais que são idosos e moram em outra cidade. Não os encontro desde o início da pandemia. Também estava me preparando para realizar a comemoração do primeiro ano do meu filho, que reuniria meus irmãos que moram em outros lugares”, fala.
PEDIATRIA E MATERNIDADE VENCERAM
A comissão que analisou a decoração decidiu pelo empate. As equipes da pediatria e da maternidade foram as vencedoras. Inicialmente, a ideia era de que fosse dada uma premiação. Por conta do empenho dos colaboradores, todas as equipes foram presenteadas com uma lembrancinha, um oratório para São João.
Escolhida como representante da pediatria no concurso, a enfermeira Anailde Rosa Miranda Ferreira também diz que a decoração tem efeitos que muito além dos visuais.
“Uma criança quando dá entrada em uma unidade de saúde, está em um lugar estranho e com pessoas desconhecidas. Mas quando elas chegam e veem o hospital todo colorido, os olhinhos chegam a brilhar. A internação é mais fácil, a interatividade com os profissionais ocorre de forma melhor e a tendência é que esse paciente também responda de forma mais positiva.”
Sem poder celebrar o dia de São João com a família, a paciente Iarda Pereira Martins diz que a ornamentação do hospital foi uma forma de manter a tradição junina em tempos de pandemia.
“Quando cheguei na portaria e vi a decoração, achei muito linda. Sem poder estar em casa no São João, me senti muito mais acolhida”, fala. Iarda é de outra cidade e deu entrada no hospital para ter Maria Alice. (Fonte: G1 Grande Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID