MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL VISITA O NORTE DE MINAS E ANUNCIARÁ A RETOMADA DA OBRA DE TUBULAÇÃO NO PROJETO GORUTUBA

  • O Sindicato Rural de Janaúba tem reivindicado constantemente o reinício dessa obra 
  • Ministro estará acompanhado do deputado federal Diego Andrade e do senador Carlos Viana 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O Ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se encontra no Norte de Minas, nesta sexta-feira, dia 19 de junho, ocasião em que visitará três importantes projetos de irrigação, o Gorutuba, o Jaíba e o Jequitaí. A expectativa é de que o Governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional, libere recursos para a retomada de obras nesses projetos de irrigação.
Acompanhado do senador Carlos Viana (PSD-MG) e do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), o ministro Rogério Marinho dará a ordem de serviço para o reinício do serviço da primeira etapa de tubulação no Projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha, e assim poder iniciar a segunda etapa de tubulação que, nesse caso, será no Projeto Lagoa Grande, município de Janaúba.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba tem reivindicado constantemente junto ao Governo Federal pela continuidade da tubulação no Projeto Gorutuba substituindo os canais construídos há quase 40 anos e que não suportam mais a condução eficaz da água até as áreas agrícolas desse projeto. Juntamente com o senador Carlos Viana, com o deputado Diego Andrade e outros parlamentares e lideranças, o Sindicato Rural de Janaúba tem sensibilizado o Ministério do Desenvolvimento Regional a retomada do serviço de tubulação no Gorutuba para evitar o desperdício de 40% a 50% de água diante dos vazamentos nos canais e, com isso, assegurar a sustentabilidade do projeto total de irrigação que hoje funciona com apenas 30% da sua capacidade.
O ministro Rogério Marinho fará um sobrevoo aos projetos Gorutuba e Lagoa Grande e, em seguida, no auditório da Codevasf, em Montes Claros, anunciará a retomada da obra com a liberação de aproximadamente R$ 12 milhões para a conclusão da primeira etapa, toda em Nova Porteirinha. Esse ato do Ministério do Desenvolvimento Regional seria na sede do Sindicato Rural de Janaúba, mas devido ao compromisso do ministro em visitar o Projeto Jaíba e o Projeto Jequitaí, na região de Pirapora, as ordens de serviço de obras nos três projetos serão dadas em cerimônia rápida na tarde de hoje, na sede da Codevasf, em Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID