COM 4 NOVOS CASOS POSITIVOS, JANAÚBA TERÁ A PARTIR DE AMANHÃ O CENTRO DA COVID-19 NO LUGAR DO CAPS-AD, NO BAIRRO VEREDAS E PREFEITURA PODERÁ RECEBER R$ 80 MIL MENSAIS PELO NOVO CENTRO

  • De acordo com a prefeitura, nos últimos três dias o número de pessoas infectadas ou que tiveram o novo coronavírus subiu de 138 para 142, sendo um caso para cada grupo de 501 janaubenses 
  • A metade desses casos positivos apresenta melhora clinicamente nos pacientes: 71 estão tratados 
  • Janaúba registra 3 mortes pela Covid-19 e há 66 casos de pessoas com suspeita do novo coronavírus em investigação 
Foto Oliveira Júnior
Sede do Caps AD que será transformada em Centro da Covid-19 na cidade de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 142 casos positivos para a Covid-19. Esse é o cenário de Janaúba na pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao final do dia desta segunda-feira, dia 15 de junho. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que os 142 casos de pessoas que estão ou estiveram infectadas pelo novo coronavírus correspondente a um caso para cada grupo de 501 cidadãos deste município.
Numa comparação a sexta-feira, dia 12 de junho, quando foi divulgado o último boletim da pandemia em Janaúba, hoje teve uma alta de 2,90% nos casos em que os pacientes atestaram positivo para a doença. Na atualização de dados enviados a este site às 18h34 desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informa que em Janaúba são 142 casos confirmados de pessoas com a Covid-19, sendo que 71, ou seja, a metade, teve melhora clinicamente, estão tratadas. Há 66 pessoas infectadas sendo monitoradas em casa e duas no hospital. O município contabiliza três mortes que, segundo o sistema de saúde, teriam sido causadas pela Covid-19.
O sistema local de saúde investiga a situação de 66 pessoas apontadas como suspeitas para a Covid-19 e monitoradas em casa.  Pelo menos 36 casos foram descartados e há no município a notificação de 570 pessoas que apresentam ou apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus. Das 570 notificações, 326 foram consideradas pelo sistema de saúde como síndrome gripal inespecífica, quer dizer, não estariam clinicamente relacionadas à Covid-19.
CENTRO DA COVID-19
A partir de amanhã, terça-feira, dia 16 de junho, a cidade de Janaúba passa a ter um local exclusivo para atendimento de pessoas que, porventura, estejam com sintomas que assemelham ao do novo coronavírus. O Centro da Covid-19 funcionará no bairro Veredas no lugar do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (Caps-AD III) e por isso o município de Janaúba receberá R$ 80 mil mensais.
Nesse Centro da Covid-19 terá duas equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para realizar o atendimento a pacientes com suspeita de novo coronavírus. A equipe deverá cumprir carga horária mínima semanal variável entre 40 e 160 horas. O Centro da Covid-19 de Janaúba fica na rua Genésio Cangussu, no complexo do Caic, ao lado da Unidade de Acolhimento Infantil Juvenil (Uai), com fundo pela academia de saúde e UBS Parteira Maria Neves e a poucos metros da Escola Municipal Marcolino Evangelista Barbosa, o “Caiquinho”, e no fundo da Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo Bahia.
O Caps-AD, que vinha funcionando e atendendo, foi transferido temporariamente para um anexo do asilo, no bairro Dente Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID