JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

quarta-feira, 10 de junho de 2020

APÓS SINDICATO DOS SERVIDORES IMPETRAR MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO NO TJMG, PREFEITURA DE JANAÚBA ANUNCIA A CONVOCAÇÃO PARA A POSSE DE 51 DOS 99 APROVADOS NO CONCURSO DE 2016

  • Resultado definitivo desse concurso foi divulgado em dezembro de 2016 e em janeiro de 2017 
  • A homologação desse concurso foi em julho de 2019, dois anos e meio depois do resultado oficial 
  • Na relação dos convocados não estão as aprovadas para as 2 vagas de psicólogas e constam 34 aprovados para as 70 vagas de garis
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dezembro de 2016 e em janeiro de 2017 dezenas de pessoas comemoraram o êxito no concurso público promovido pela Prefeitura de Janaúba, naquela ocasião foi divulgado o resultado dos aprovados. Para estes, o novo ano surgia com a expectativa de que em pouco tempo tomariam posse nos cargos conquistados por mérito. O próximo passo seria a homologação desse concurso para, assim, serem convocados e assumirem definitivamente a função pública.
Passaram os meses e finalizou o ano de 2017, nada da homologação do concurso público realizado no ano anterior. A frustração continuou ao longo de 2018 e nem sinal, por parte do prefeito, em reconhecer oficialmente o direito adquirido pelos cidadãos que prepararam e foram aprovados para as 99 vagas em 13 funções na administração pública municipal.


HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO OCORREU EM JULHO DE 2019
Veio o ano de 2019 e a possibilidade de os aprovados serem chamados para a posse nos cargos obtida pelos próprios méritos distanciava mais ainda. Na virada do semestre houve um alívio, uma vez que no dia 5 de julho de 2019, através do Decreto 47, o prefeito de Janaúba homologou o resultado do concurso público de 2016. Isso implica em dizer que demorou mais de dois anos para homologar o concurso.
Com a homologação oficializada em 5 de julho de 2019, a expectativa era de que em poucos dias o prefeito procedesse a convocação dos 99 aprovados. Porém, esse ato não foi concretizado no ano passado. Começou o ano de 2020 e nada de posse para os aprovados no concurso e as vagas nas respectivas funções sendo ocupadas por funcionários contratados.
APROVADOS RECORREM À JUSTIÇA PARA SEREM EMPOSSADOS
Insatisfeitos com essa situação, os aprovados no concurso recorreram ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana) e, sendo assim, apresentaram o Mandado de Segurança Coletivo no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) pela posse dos 99 aprovados. O processo 5001317-27.2020.8.13.0351 referente ao Mandado de Segurança Coletivo, requerido pelo Sindijana e pela advogada Patrícia Santos Dutra em desfavor do prefeito de Janaúba, foi distribuído pelo TJMG, via Comarca de Janaúba, no dia 29 de maio.
PREFEITURA ANUNCIA A CONVOCAÇÃO DE APROVADOS
No final da tarde desta quarta-feira, dia 10 de junho, a assessoria da Prefeitura de Janaúba publicou a convocação dos aprovados no concurso de 2016. O que chama a atenção é que estão sendo convocados 51 dos 99 aprovados e os nomes das duas candidatas aprovadas para as duas vagas de Psicólogas não estão na lista de convocação para a posse. Vale ressaltar que em maio deste ano haviam pelo menos 26 psicólogos contratados pela prefeitura, conforme consta no Portal da Transparência da prefeitura.
A METADE DOS APROVADOS PARA GARI FOI CONVOCADA
Nesse concurso de 2016 foram disponibilizadas 70 vagas para a função de garis. Na convocação publicada no site da prefeitura tem o nome de 34 aprovados nessa função exercida na área de limpeza pública. Estão sendo chamados para a posse 3 aprovados para a função de fiscal sanitário, sendo que são 7 vagas que constavam no edital do concurso ou também houve a oferta de 4 vagas para operador de máquina pesada e que apenas um aprovado está sendo convocado para tomar posse na função.
ERAM 3 FISCAIS DE MEIO AMBIENTE CONTRATADOS E A POSSE SERÁ PARA 2 APROVADOS
Estão sendo convocados 2 dos 4 aprovados para as 4 vagas de Fiscal de Meio Ambiente. Essa era a quantidade de pessoas contratadas em maio deste ano para a referida função. O detalhe é que em julho do ano passado (mês da homologação do concurso) eram três fiscais de meio ambiente contratados, em agosto eram 4, em setembro voltou para 3 e permaneceu com essa quantidade até fevereiro deste ano. De março para cá (até maio) eram 2 fiscais.
VALIDADE DO CONCURSO É DE 2 ANOS
O prazo de validade desse concurso é de dois anos podendo ser prorrogado uma vez por igual período, quer dizer, mais dois anos totalizando quatro anos. Como o resultado definitivo do concurso foi divulgado em janeiro de 2017 e tão logo, digamos em fevereiro do mesmo ano, ocorresse a homologação, a validade seria até fevereiro de 2019 e contando com a prorrogação, o prazo de validade encerraria em fevereiro de 2021.
Mas, como o prefeito homologou ou reconheceu oficialmente o resultado dos aprovados em julho de 2019, a validade desse concurso vai até início de julho de 2021 e se for prorrogado, até julho de 2023. Baseando na questão de datas, a administração ainda tem mais um e até três anos para conceder a posse aos aprovados nesse concurso. Contudo, o que se espera é o bom senso e que seja justo com os aprovados no concurso de 2016, uma vez que as vagas estão sendo ocupadas há tempo por não aprovados em concurso público.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.