APÓS SINDICATO DOS SERVIDORES IMPETRAR MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO NO TJMG, PREFEITURA DE JANAÚBA ANUNCIA A CONVOCAÇÃO PARA A POSSE DE 51 DOS 99 APROVADOS NO CONCURSO DE 2016

  • Resultado definitivo desse concurso foi divulgado em dezembro de 2016 e em janeiro de 2017 
  • A homologação desse concurso foi em julho de 2019, dois anos e meio depois do resultado oficial 
  • Na relação dos convocados não estão as aprovadas para as 2 vagas de psicólogas e constam 34 aprovados para as 70 vagas de garis
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dezembro de 2016 e em janeiro de 2017 dezenas de pessoas comemoraram o êxito no concurso público promovido pela Prefeitura de Janaúba, naquela ocasião foi divulgado o resultado dos aprovados. Para estes, o novo ano surgia com a expectativa de que em pouco tempo tomariam posse nos cargos conquistados por mérito. O próximo passo seria a homologação desse concurso para, assim, serem convocados e assumirem definitivamente a função pública.
Passaram os meses e finalizou o ano de 2017, nada da homologação do concurso público realizado no ano anterior. A frustração continuou ao longo de 2018 e nem sinal, por parte do prefeito, em reconhecer oficialmente o direito adquirido pelos cidadãos que prepararam e foram aprovados para as 99 vagas em 13 funções na administração pública municipal.


HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO OCORREU EM JULHO DE 2019
Veio o ano de 2019 e a possibilidade de os aprovados serem chamados para a posse nos cargos obtida pelos próprios méritos distanciava mais ainda. Na virada do semestre houve um alívio, uma vez que no dia 5 de julho de 2019, através do Decreto 47, o prefeito de Janaúba homologou o resultado do concurso público de 2016. Isso implica em dizer que demorou mais de dois anos para homologar o concurso.
Com a homologação oficializada em 5 de julho de 2019, a expectativa era de que em poucos dias o prefeito procedesse a convocação dos 99 aprovados. Porém, esse ato não foi concretizado no ano passado. Começou o ano de 2020 e nada de posse para os aprovados no concurso e as vagas nas respectivas funções sendo ocupadas por funcionários contratados.
APROVADOS RECORREM À JUSTIÇA PARA SEREM EMPOSSADOS
Insatisfeitos com essa situação, os aprovados no concurso recorreram ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana) e, sendo assim, apresentaram o Mandado de Segurança Coletivo no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) pela posse dos 99 aprovados. O processo 5001317-27.2020.8.13.0351 referente ao Mandado de Segurança Coletivo, requerido pelo Sindijana e pela advogada Patrícia Santos Dutra em desfavor do prefeito de Janaúba, foi distribuído pelo TJMG, via Comarca de Janaúba, no dia 29 de maio.
PREFEITURA ANUNCIA A CONVOCAÇÃO DE APROVADOS
No final da tarde desta quarta-feira, dia 10 de junho, a assessoria da Prefeitura de Janaúba publicou a convocação dos aprovados no concurso de 2016. O que chama a atenção é que estão sendo convocados 51 dos 99 aprovados e os nomes das duas candidatas aprovadas para as duas vagas de Psicólogas não estão na lista de convocação para a posse. Vale ressaltar que em maio deste ano haviam pelo menos 26 psicólogos contratados pela prefeitura, conforme consta no Portal da Transparência da prefeitura.
A METADE DOS APROVADOS PARA GARI FOI CONVOCADA
Nesse concurso de 2016 foram disponibilizadas 70 vagas para a função de garis. Na convocação publicada no site da prefeitura tem o nome de 34 aprovados nessa função exercida na área de limpeza pública. Estão sendo chamados para a posse 3 aprovados para a função de fiscal sanitário, sendo que são 7 vagas que constavam no edital do concurso ou também houve a oferta de 4 vagas para operador de máquina pesada e que apenas um aprovado está sendo convocado para tomar posse na função.
ERAM 3 FISCAIS DE MEIO AMBIENTE CONTRATADOS E A POSSE SERÁ PARA 2 APROVADOS
Estão sendo convocados 2 dos 4 aprovados para as 4 vagas de Fiscal de Meio Ambiente. Essa era a quantidade de pessoas contratadas em maio deste ano para a referida função. O detalhe é que em julho do ano passado (mês da homologação do concurso) eram três fiscais de meio ambiente contratados, em agosto eram 4, em setembro voltou para 3 e permaneceu com essa quantidade até fevereiro deste ano. De março para cá (até maio) eram 2 fiscais.
VALIDADE DO CONCURSO É DE 2 ANOS
O prazo de validade desse concurso é de dois anos podendo ser prorrogado uma vez por igual período, quer dizer, mais dois anos totalizando quatro anos. Como o resultado definitivo do concurso foi divulgado em janeiro de 2017 e tão logo, digamos em fevereiro do mesmo ano, ocorresse a homologação, a validade seria até fevereiro de 2019 e contando com a prorrogação, o prazo de validade encerraria em fevereiro de 2021.
Mas, como o prefeito homologou ou reconheceu oficialmente o resultado dos aprovados em julho de 2019, a validade desse concurso vai até início de julho de 2021 e se for prorrogado, até julho de 2023. Baseando na questão de datas, a administração ainda tem mais um e até três anos para conceder a posse aos aprovados nesse concurso. Contudo, o que se espera é o bom senso e que seja justo com os aprovados no concurso de 2016, uma vez que as vagas estão sendo ocupadas há tempo por não aprovados em concurso público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA