VÍTIMA DE EMPURRÃO NO DOMINGO, EM BRASÍLIA, O FOTÓGRAFO ORLANDO BRITO, QUE NASCEU EM JANAÚBA, SE REUNIU HOJE COM JAIR BOLSONARO E PEDIU AO PRESIDENTE POR UMA RELAÇÃO SOCIÁVEL COM A IMPRENSA

Foto álbum pessoal
Orlando Brito, natural de Janaúba, conceituado fotógrafo brasileiro.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um dos mais conhecidos e premiados fotógrafos do país, Orlando Brito, 70 anos, foi vítima de empurrões por manifestantes em Brasília-DF, no último domingo, dia 3 de maio. Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior na tarde desta terça-feira, dia 5, o fotógrafo relatou que foi um momento triste e desagradável. Mas, que a vida segue.
Com 56 anos na profissão e cobrindo justamente o poder político nacional, Orlando Péricles Brito de Oliveira nasceu em Janaúba no dia 8 de fevereiro de 1950. Esse janaubense de cabelos grisalhos e que começou a trabalhar aos 14 anos de idade é o protagonista de uma iniciativa pacificadora entre o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e a imprensa.
Foto álbum pessoal
Orlando Brito, natural de Janaúba, conceituado fotógrafo brasileiro.

Hoje, dois dias depois de ter sido empurrado ao tentar ajudar um colega fotógrafo que sofria agressões em Brasília-DF, o consagrado fotógrafo janaubense Orlando Brito foi convidado pelo presidente para uma reunião. Ao site do jornalista Oliveira Júnior, o fotojornalista Orlando Brito disse que não subiu a rampa, mas foi por outro caminho pelo Palácio do Planalto que ele bem conhece, afinal, há décadas que realiza cobertura jornalística na capital nacional.
Foto álbum pessoal
Orlando Brito, natural de Janaúba, conceituado fotógrafo brasileiro.

O fotógrafo disse ao presidente que na confusão, domingo, ao tentar ajudar o Dida Sampaio (fotógrafo do jornal O Estado de São Paulo), uns manifestantes me deram um safanão”. Jair Bolsonaro então disse que não é possível controlar uma multidão. Na conversa com o janaubense pelo tempo aproximado de 20 minutos, o presidente reclamou muito de alguns órgãos de comunicação. Nesse momento o renomado fotógrafo Orlando Brito, que nasceu em Janaúba (confira AQUI), propôs a pacificação entre o chefe da Nação e a imprensa. “Eu disse que ele precisa ter relação mais sociável com nós da mídia”, citou Brito.
A família de Orlando Brito teve importante contribuição social, economia e política de Janaúba. O Péricles no nome dele refere-se ao empreendedor e líder político Péricles de Oliveira Santos que foi o segundo prefeito de Janaúba, no período de 1952 e 53, quando Orlando ainda era bebê em solo gorutubano.
Foto álbum pessoal
Orlando Brito, natural de Janaúba, conceituado fotógrafo brasileiro.

Foi com a família para Brasília na época da inauguração da cidade na qual reside e trabalha até hoje. A motivação da família ir para a então futura capital nacional, em 1956, foi o convite do então presidente da República Juscelino Kubitschek, amigo dos familiares de Orlando.
Autodidata, Orlando Brito teve começo precoce na profissão, iniciando como laboratorista da sucursal do jornal carioca Última Hora, aos 14 anos de idade, para o qual passou a fotografar dois anos mais tarde.

Foto álbum pessoal
Orlando Brito, natural de Janaúba, conceituado fotógrafo brasileiro.

Orlando Brito é um dos mais destacados repórteres fotográficos do Brasil. Desde o começo da ditadura militar, em 1964, quando inicia sua carreira, retrata personalidades políticas e acompanha importantes momentos da história brasileira contemporânea. Seus principais trabalhos apresentam imagens emblemáticas do regime militar, os bastidores do Palácio do Planalto e flagrantes dos presidentes em situações não protocolares.
Fez viagens por mais de 60 países, em coberturas presidenciais, papais e esportivas, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Tem seis livros publicados e quatro outros no prelo. Recebeu vários prêmios, entre eles o Press Photo do Museu Van Gogh. de Amsterdã. Onze vezes Prêmio Abril de Fotografia. Bolsa da Fundação Vitae, de São Paulo, em 1991. Várias exposições individuais e obras no acervo de diversos museus do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA