JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

segunda-feira, 25 de maio de 2020

SERVIDORES VÃO ÀS RUAS PARA PROTESTAR CONTRA AS SUAS DEMISSÕES PELA PREFEITURA DE JANAÚBA NO PERÍODO DE PANDEMIA

  • Foi o segundo protesto em frente à prefeitura em uma semana; os demitidos já manifestaram por 3 vezes em frente à Câmara de Vereadores 
  • Prefeito chama demitidos para conversar, mas desmarca a reunião quando os servidores o aguardavam no gabinete 
Imagem e fotos Oliveira Júnior
Protesto de servidores que foram demitidos pela Prefeitura de Janaúba no dia 30 de abril de 2020, no período de pandemia. Mais de 200 funcionários, a maioria da Educação, foram dispensados.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mesmo com a chuva fina que caiu na cidade por alguns minutos na tarde desta segunda-feira, dia 25 de maio, os servidores demitidos pela Prefeitura de Janaúba há quase um mês foram às ruas protestarem contra a perda dos seus empregos sob a alegação, da prefeitura, a falta de recurso para pagá-los. No dia 30 de abril deste ano, na véspera do Dia do Trabalhador, o prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) demitiu mais de 200 funcionários ( leia AQUI), sendo que a maioria (196) é da Educação.
Concentrados na praça Rômulo Sales de Azevedo, em frente à agência do Banco do Nordeste, os demitidos caminharam até em frente da sede administrativa da Prefeitura na praça Dr. Rockert. O detalhe é que, por coincidência, o trajeto de aproximadamente 400 metros de protesto dos servidores demitidos levou em consideração três pontos ligados diretos e indiretamente ao prefeito: o início foi em frente ao banco onde ele trabalhou, passou pela rua Francisco Sá onde o pai mora e acompanhou da sacada do prédio a reivindicação dos servidores e finalizou em frente ao gabinete do prefeito.
Com apitos, cornetas e cartazes, os demitidos estavam com máscaras de proteção facial. Em coro, eles buscavam o apoio do público no sentido a convencer ao prefeito para que os professores e outros servidores dispensados fossem retornados aos seus devidos cargos, inclusive com decisão retroativa a 30 de abril, ou seja, desconsiderar as dispensas. São mais de três semanas sem emprego e renda nesse período de pandemia referente à Covid-19.
Desde o dia 4 de maio os demitidos fazem manifestos e tentam sensibilizar a atual administração a rever a decisão pelo encerramento dos contratos de trabalho desse pessoal alegando a queda na arrecadação. Os trabalhadores que perderam o emprego manifestaram por quatro vezes em frente à Câmara Municipal durante as reuniões dos vereadores nos dias 4, 6 e 8 de maio. (Servidores demitidos protestam na Câmara e vereador João compara o prefeito de Janaúba a judas: “joga a pedra e esconde a mão” )
Indignados com o ato do prefeito em dispensá-los, os servidores estiveram hoje pela segunda vez em frente à Prefeitura de Janaúba. No dia 19, terça-feira da semana passada eles concentraram e protestaram em frente ao gabinete do prefeito ( veja AQUI). Pelo menos três secretários municipais (Administração, Planejamento e Saúde) passaram pela porta principal da sede administrativa da prefeitura onde ocorria o manifesto dos servidores.
Na tarde de hoje, segunda-feira, dia 25, os servidores, na maioria professores e auxiliar de classe e de serviços gerais, ficaram concentrados em frente à prefeitura. O secretário de Saúde passou em frente à sede administrativa e foi para o prédio da Secretaria de Saúde no momento da chegada dos manifestantes.
O prefeito Carlos Isaildon ao chegar no poder executivo municipal foi ao protesto e, através do serviço de som dos manifestantes, propôs uma reunião com uma comissão de três servidores demitidos. O prefeito disse que os dispensados não o procuraram antes, desde o momento das demissões, para conversar.
Num ato pacífico, os manifestantes decidiram aguardar em silêncio em frente à prefeitura, enquanto a comissão mantivesse o diálogo com o prefeito na tarde desta segunda-feira. Entretanto, a conversação não avançou. Não houve a reunião proposta pelo prefeito perante os manifestantes. A alegação é de que ele, o gestor, precisaria do suporte dos seus secretários e com isso marcou a reunião para quarta-feira, dia 27, às 15h, na prefeitura.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, no dia 12 de maio, o prefeito de Janaúba disse que a dispensa dos 200 contratados vai representar uma economia mensal da ordem de R$ 400 mil para o município (confira AQUI ). “Caso não ocorra corte de despesas com folha de pagamento de pessoal, o município extrapolaria o limite “prudencial” a ser respeitado destes gastos, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51,3%”, alegou o prefeito.
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) anunciou no dia 20, quarta-feira da semana passada, em sua rede social, ( leia AQUI) que tomaria providência com relação à demissão de aproximadamente 200 professores e profissionais da Educação pela Prefeitura de Janaúba no dia 30 de abril nesse período de pandemia diante da Covid-19, o novo coronavírus. Ela denunciaria o fato ao Ministério Público de Minas Gerais. De acordo com a deputada, o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que o município recebe é calculado de acordo com as matrículas. O número de matrículas determina o pessoal necessário nas escolas, sejam efetivos ou contratados. “Mesmo durante a pandemia e suspensão das atividades escolares, os municípios continuam recebendo os recursos do Fundeb”, completa Beatriz.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.