GESTORES DE ACADEMIA EM JANAÚBA ADOTAM MEDIDAS DE PREVENÇÃO E ESPERAM QUE A PREFEITURA PERMITA A REABERTURA DOS CENTROS DE ATIVIDADES FÍSICAS

  • “A academia não é lazer, mas, sim, saúde”, justificam os Educadores Físicos 
  • Propostas dos centros de atividades físicas: 
  • Não serão atendidos alunos classificados como grupo de risco 
  • Será permitido a entrada de até 15 pessoas por treino, respeitando o limite de uma pessoa para cada 20m² de área do estabelecimento 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “A academia não é lazer, e sim, saúde”. Esse é um dos argumentos de gestores e educadores físicos pelo retorno das atividades desse setor que está com as atividades suspensas há dois meses diante das medidas adotadas com a pandemia em decorrência da Covid-19. Os profissionais desse setor apresentaram o plano de ação baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e em cumprimento às legislações nacionais, estaduais e municipais alusivas ao combate ao novo coronavírus.
Em manifesto disponibilizado ao site do jornalista Oliveira Júnior nesta segunda-feira, dia 11 de maio, os empreendedores de academias, centros de ginástica, estabelecimentos de condicionamento físico e similares em Janaúba sensibilizam os integrantes do Comitê local de Enfrentamento da Covid-19 para que libere o funcionamento das academias com base no plano de ação com segurança e prevenção ao novo coronavírus.
O fechamento temporário das academias e dos estabelecimentos de condicionamento físico, que já dura dois meses, afeta mais de 6 mil usuários e compromete possivelmente a renda de dezenas de famílias, uma vez que mais de 120 pessoas trabalham nos centros de ginásticas e similares na cidade de Janaúba.
Há mais de um mês que os gestores e empreendedores da área de Educação Física propuseram o plano de ação pela reabertura dos centros de atividade física em atenção as normas sanitárias e os cuidados com a higiene. Eles ressaltam que a academia não é lazer, mas, sim, saúde. No plano de ação os educadores físicos informam que, de acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, a obesidade é a principal comorbidade das pessoas com menos de 60 anos, podendo até causar a morte. A obesidade é um fator de risco para a Covid-19.
Justificando a importância dos estabelecimentos de condicionamento físico, os gestores acrescentam que as comorbidades (doenças pré-existentes) como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças coronárias também são fatores que estão associadas a obesidade, e justamente a atividade física a principal indicação para essas pessoas.
O QUE AS ACADEMIAS FARIAM PARA PREVENIR CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS
Confira a seguir medidas propostas no plano de ação criada pelos gestores de academias, estúdios e box diante da reabertura dos centros de atividade física em atenção as normas sanitárias e os cuidados com a higiene.

RECEPÇÃO: Os alunos não poderão permanecer antes ou após o fim da aula. No caso do uso do leitor de digital para entrada na academia, deve-se disponibilizar um recipiente de álcool em gel 70% ao lado da catraca. Além disso o cliente deve ter a opção de acessar a academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF.

AGLOMERAÇÃO: Serão tomadas atitudes visando a não aglomeração de alunos na parte interna e externa do estabelecimento.

CUIDADOS: O aluno antes ou após a prática será recomendado a higienizar suas mãos (água ou sabão) ou álcool em gel 70% a ser disponibilizado pelo estabelecimento assim como o papel toalha. Todos os alunos deverão fazer uso da máscara.

ACESSÓRIOS: acessórios, equipamentos, bem como protocolos de treino não serão compartilhados.

HIDRATAÇÃO: Os estabelecimentos não disponibilizarão copos ou bebedouros, devendo cada aluno ser responsável de levar sua garrafa de água.

BANHEIRO: Será proibida a troca de roupa no local (o aluno deverá chegar pronto para o treino) e o uso do chuveiro.

FUNCIONÁRIOS: Todos desempenharão suas funções de máscara e todos serão treinados de acordo com as normas de combate à Covid 19.

LIMITAÇÃO DE PESSOAS POR HORÁRIO: Será permitido a entrada de até 15 pessoas por treino, respeitando o limite de uma pessoa para cada 20m² de área do estabelecimento.

AULAS APENAS POR AGENDAMENTO E COM LIMITES DE ALUNOS: De acordo com a capacidade de atendimento de cada estabelecimento, levando em consideração a estrutura e metragem quadrada individual.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De 5h às 22h de segunda-feira a sexta-feira.

COMPARTILHAMENTO DE EQUIPAMENTOS: Deverá ser higienizado logo após seu uso para que outro aluno possa usá-lo.

NÃO SERÃO ATENDIDOS ALUNOS CLASSIFICADOS COMO GRUPO DE RISCO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID