FAMÍLIA DE PACIENTE QUE ESTÁ NA UTI PEDE AJUDA AO POVO PARA REALIZAR TOMOGRAFIA E ECOCARDIOGRAMA, POIS NO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA NÃO TEM ESSES APARELHOS

  • Jovem é de Nova Porteirinha e foi internado no Hospital Regional no sábado, dia 2, com sintomas gripais e o estado de saúde dele é grave 
  • Tomógrafo do Regional continua sem funcionar há meses; foi comprado o estabilizador eletrônico de tensão, mas falta outro equipamento essencial, o módulo eletrônico ADM 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Falta de aparelhos essenciais, em alguns casos até tem, mas estão sem funcionar há meses (ou talvez anos). Paciente que está no terceiro dia de internação no Hospital Regional de Janaúba teve o estado clínico piorado e precisando em realizar exames justamente através desses aparelhos essenciais que, hoje, não existem na maior unidade hospitalar da região da Serra Geral. A família está usando a imprensa e a rede social em busca de ajuda para tentar realizar os exames em clínica particular.
“Ele tem 21 anos, foi classifico como suspeito de ter sido contaminado pela Covid-19. Está internado desde sábado, dia 2, em situação gravíssima. Para continuar o tratamento dele os médicos necessitam com urgência de exame de tomografia e ecocardiograma, aparelhos que não têm no Hospital Regional de Janaúba. Então peço ajuda para realizar esses exames”, menciona um parente do paciente que é da cidade de Nova Porteirinha, ao lado da cidade de Janaúba, separadas apenas pelo rio Gorutuba.
Em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 4, o Hospital Regional informava que o paciente é morador do estado de São Paulo e se encontrava em casa de parentes em Nova Porteirinha tendo os sintomas gripais iniciados no dia 27 de abril, segunda-feira da semana passada, sendo notificado como caso suspeito da Covid-19, mas até então o resultado do exame em laboratório não foi liberado. No sábado, dia 2, houve piora no quadro respiratório e procurou o pronto socorro do Hospital Regional de Janaúba, onde foi entubado e encaminhado em estado grave para isolamento na UTI. Com isso foi feito o protocolo de tratamento conforme orientação do Ministério da Saúde e coletado amostras de material biológico para exame do novo coronavírus.
O boletim divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 4, segue "o paciente apresentou alterações clínicas com necessidade de transferência para serviço especializado em cardiologia, no qual foi realizado o cadastro na central de leitos para transferência". A instituição de saúde informa ainda que nesse domingo, dia 3, surgiu vaga para internação no Hospital Aroldo Tourinho, na cidade de Montes Claros, distante em torno de 135 quilômetros, e que foi solicitado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a transferência.
No boletim o Hospital Regional de Janaúba cita que, “no entanto, devido a condições clínicas, o transporte foi negado pelo Samu". Na conclusão do boletim a assessoria do hospital de Janaúba menciona que aguardaria a estabilização do quadro clínico do paciente para uma nova tentativa de transferência.
Na manhã desta segunda-feira, dia 4, o site do jornalista Oliveira Júnior entrou em contato com a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que mantém o Samu na região, em busca do posicionamento da instituição. Ás 17h51 desta segunda-feira, dia 4, a Assessoria de Comunicação do Cisrun Samu Macro Norte informou ao site do jornalista Oliveira Júnior que houve o acionamento na noite desse domingo, dia 3, para realizar a transferência de um paciente de um hospital de Janaúba para um leito em Montes Claros. “A Unidade de Suporte Avançado do Samu, imediatamente, se direcionou à unidade hospitalar para que a transferência de um jovem de 21 anos, que estava entubado em estado grave e com suspeita da Covid-19, fosse realizada”.
A nota da Ascom do Samu prossegue, “porém, quando a equipe do Samu chegou ao local, constatou que o paciente estava clinicamente instável. Tendo em vista isto, os socorristas permaneceram na unidade hospitalar - por mais de cinco horas - tentando estabilizar o paciente, mas não houve êxito. Por o paciente não apresentar condições clínicas, e existia alta probabilidade de não suportar a viagem, não foi possível realizar a transferência do mesmo”, finaliza a nota a assessoria do Cisrun Samu.
Em nota encaminhada pela assessoria do Hospital Regional de Janaúba ao site do jornalista Oliveira Júnior às 17h19 desta segunda-feira, dia 4 de maio, o médico plantonista informa que o paciente não apresenta condições clínicas para a realização dos exames fora da unidade hospitalar, sendo o transporte considerado de alto risco para o paciente, devido a possibilidade de piora hemodinâmica e respiratória. No comunicado, o médico plantonista do Hospital Regional informa que tão logo as condições clínicas permitirem, os exames serão realizados.
Desde o final da tarde de ontem, domingo, dia 3, o site do jornalista Oliveira Júnior havia acionado o hospital regional e o sistema de saúde dos municípios de Nova Porteirinha e de Janaúba sobre a situação do paciente oriundo da cidade de Nova Porteirinha. Entretanto, a informação não teria sido confirmada pelos órgãos. Mas, o fato foi oficializado na manhã desta segunda-feira pelos referidos órgãos.
No Hospital Regional de Janaúba não tem o Ecocardiograma, mas possui o Tomógrafo que, porém, não funciona. No dia 16 de abril o site do jornalista Oliveira Júnior publicou uma matéria sobre a aquisição por parte do hospital de um estabilizador eletrônico de tensão objetivando no auxílio do funcionamento do tomógrafo. (confira AQUI )
A assessoria do Regional informou ao site na tarde de hoje, dia 4, que o estabilizador já se encontra na unidade de saúde. Mas, ainda falta o módulo eletrônico ADM para que o aparelho volte a funcionar. Houve a cotação de preço. Entretanto, esse equipamento ainda não foi adquirido. Diante disso, o tomógrafo continua sem utilidade o que obriga que os exames de tomografia solicitados constantemente pelas equipes médicas sejam feitos pelo SUS em Montes Claros ou então pago em clínicas na cidade de Janaúba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID