MESMO COM REDUÇÃO DE 9 CENTÍMETROS ESTA SEMANA, BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TEM HOJE 1,91 METRO DE ÁGUA A MAIS EM RELAÇÃO AO DIA 9 DE ABRIL DE 2019

  • Hoje choveu nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde, em março, teve chuva de 270 milímetros e acumulam 680 milímetros de chuvas em 2020
  
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Desde segunda-feira da semana passada, dia 30 de março, até a manhã de hoje, quinta-feira, dia 9 de abril, a barragem do Bico da Pedra apresenta redução em seu volume de água. De lá para cá foram diminuídos dez centímetros no reservatório. Nesta quinta-feira a quantidade de água é semelhante aos dados de ontem, dia 8.
De acordo com informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba, nos nove primeiros dias de abril deste ano a represa teve redução de 9 centímetros em volume, mas o nível de água hoje está com quase dois metros acima do que teria sido registrado um ano atrás. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que nesta quinta-feira, dia 9 de abril, há 1,91 metro de água a mais numa comparação à mesma data de 2019.
Essa recuperação no volume de água na barragem do rio Gorutuba é evidenciada diante da boa recarga ocorrida em março com a elevação em 3 metros na quantidade de água entre os dias 1º e 31 do mês passado, enquanto que em março de 2019 o aumento no nível de água na represa teria sido de 65 centímetros – menos de um metro.
A barragem gorutubana teve o seu volume aumentado em quase cinco metros neste ano, pois hoje, 9 de abril, tem 4,89 metros de água a mais me relação ao dia 1º de janeiro deste ano. Em 9 de abril de 2019 tinham 25 centímetros acima do volume verificado no primeiro dia do ano passado. Para ficar cheia, a barragem do Bico da Pedra teria que aumentar o o seu volume em 14,64 metros.
CHUVA
No início da manhã desta quinta-feira, dia 9 de abril, choveu nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. O índice pluviométrico teria sido de 4,6 milímetros e, neste mês, já choveu o correspondente a 6 milímetros nestas duas cidades.
Em março haviam chovido 270,1 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba, conforme levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior representando um alta de 87% em relação aos 144 milímetros de chuvas em março do ano passado.
Com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e levando e consideração o índice pluviométrico de hoje, 9 de abril, o acumulado de chuvas neste ano é de 680,5 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde, desde outubro de 2019 até esta quinta-feira, 9 de abril (período chuvoso), já choveu 845,8 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID