JANAÚBA TEM O SEGUNDO CASO GRAVE SUSPEITO DA COVID-19; DOS 115 CASOS EM INVESTIGAÇÃO, EM 95 OS PACIENTES JÁ CONCLUÍRAM O ISOLAMENTO COM MELHORA DO QUADRO CLÍNICO

  • Município tem 3 casos confirmados, mas os pacientes estão bem; 17 casos suspeitos foram descartados e tem 20 em “quarentena”


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesse domingo, dia 19 de abril, um paciente acima de 60 anos, foi internado na ala especial do Hospital Regional de Janaúba com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo classificado como suspeita da Covid-19. O sintoma nesse paciente teria iniciado na sexta-feira, dia 17. Houve a coleta de material para análise em laboratório.
Esse é segundo caso grave suspeito do novo coronavírus do município de Janaúba. Na semana passada, mais precisamente na quarta-feira, dia 15, um homem de 62 anos foi internado no Hospital Regional de Janaúba diante da alteração do seu quadro clínico decorrente de uma síndrome gripal (confira AQUI). De acordo com informações do Núcleo de Vigilância em Saúde de Janaúba encaminhadas ao site do jornalista Oliveira Júnior na manhã desta segunda-feira, dia 20, esse paciente permanece internado e é aguardado o resultado do exame laboratorial do material coletado nele ( confira aqui PACIENTE FALECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 20). Os demais casos em Janaúba são considerados como leves.
SITUAÇÃO DOS CASOS EM JANAÚBA
O relatório desta segunda-feira, dia 20 de abril, do Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde aponta que desde quando teve a primeira notificação de caso suspeito da Covid-19, em 11 de março, até hoje foram catalogadas 135 notificações referentes a pacientes que sintomas semelhantes ao do novo coronavírus.
Dessas 135 notificações, foram coletados materiais biológicos em 22 pacientes para análise e enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, onde é feito o exame. Vale ressaltar que, devido a insuficiência de material para realizar os testes, a coleta tem ocorrida em pacientes em situação grave com relação aos sintomas semelhantes ao da Covid.19.
Dos 22 materiais biológicos enviados, a Funed já concluiu e liberou o resultado de 20 exames dos quais 17 deram negativos, ou seja, foi descartada a possibilidade de os pacientes estarem contaminados pelo novo coronavírus. Três resultados foram positivos, quer dizer, os pacientes tiveram a Covid-19. De acordo com o Núcleo de Vigilância, esses três pacientes se encontram bem, com melhora do quadro clínico. São aguardados os resultados de dois exames.
ISOLAMENTO SOCIAL AJUDA NA MELHORA DO QUADRO CLÍNICO
Em Janaúba há 115 casos em investigação com relação à Covid-19. Seguindo as orientações recomendas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, o sistema de saúde em Janaúba monitora constantemente esses casos em investigação/suspeito. Essa ação conjunta e insistente pela preservação da vida tem dado certo.
Pelo menos é o que mostra o relatório do Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde disponibilizado ao site do jornalista Oliveira Júnior nesta segunda-feira, dia 20 de abril. Dos 115 casos em investigação, 95 apresentam situação de melhora do quadro clínico dos pacientes. Isso representa 82% dos casos até então apontados como suspeitos. Os pacientes concluíram a “quarentena”, o isolamento, e estão bem.
Outros 20 pacientes em investigação estão em “quarentena”, sendo 18 em casas e 2 em hospital. A maior incidência das notificações nesse período de pandemia tem sido na faixa etária dos 20 aos 59 anos com 89 casos.
PACIENTES DE OUTRAS CIDADES INTERNADOS NO HOSPITAL REGIONAL: COVID-19
Além do paciente de Janaúba que foi internado ontem, domingo, dia 19, classificado como caso grave suspeito para a Covid-19, o Hospital Regional de Janaúba recebeu dois pacientes de outros municípios na mesma situação, ou seja, classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Foram realizadas coletas de amostras de exames dos três pacientes e encaminhadas para a Funed.
EXAMES: RESULTADOS NEGATIVO E POSITIVO
No final de semana foram divulgados os resultados de exame laboratorial de dois pacientes que foram internados em hospitais de Janaúba, nessa semana. De acordo com a análise laboratorial feita pela Funed, deu negativo para Covid-19 o exame de um menino de 3 anos que veio do município de Riacho dos Machados e teria sido internado no hospital e maternidade da Fundajan. A equipe médica considerou que a criança estaria com broncopneumonia. Isso implica em dizer que foi descartada a contaminação pela Covid-19.
No exame realizado pela Funed deu positivo para a Covid-19 o material biológico coletado de um paciente de Espinosa que estava internado no Hospital Regional de Janaúba. Esse paciente veio a óbito no domingo passado, dia 12 de abril. Com isso, de acordo com os exames laboratoriais, esse seria o segundo óbito com pacientes de Espinosa tendo a Covid-19 como patologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA