DOIS EXAMES PARA COVID-19 EM JANAÚBA DERAM POSITIVOS, MAS RESULTADOS FORAM LIBERADOS APÓS PACIENTES NÃO APRESENTAREM MAIS OS SINTOMAS DO NOVO CORONAVÍRUS

  • Mulher esteve em São Paulo onde teve contato com pessoa com suspeita da Covid-19 e homem veio de Londres, na Inglaterra
  • Eles passaram por “quarentena” em Janaúba, foram atestados positivo no exame e, segundo a prefeitura, estariam bem com a melhora no quadro clínico 
  • Prefeitura divulga neste domingo, dia 5, que há no município 5 casos descartados e 76 em investigação 
  • Superintendência Regional de Saúde informou na terça-feira, dia 31, que a coleta de material para exames no laboratório foi feita em 13 casos suspeitos em Janaúba


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Ao iniciar o 16º dia de isolamento social, a população de Janaúba se assustou neste domingo, 5 de abril, diante do anúncio por parte da prefeitura local de dois casos confirmados para a Covid-19, o novo coronavírus. A sensação de medo aumentou diante da informação ter vindo em dois momentos, uma às 10h30 e a outra duas horas depois dobrando o número de caso de exame atestando para positivo. Mas, que os pacientes desses dois casos confirmados já não apresentam mais os sintomas da doença.
Segundo informação divulgada pela assessoria da Prefeitura de Janaúba, os dois exames para Covid-19 em Janaúba que deram positivos tiveram os resultados liberados neste fim de semana justamente no momento em que os pacientes, uma mulher e um homem, não apresentarem mais os sintomas do novo coronavírus.
MATERIAIS PARA O EXAME FORAM COLETADOS NO DIA 20 DE MARÇO
O primeiro anúncio de caso confirmado (o sistema de saúde considera que houve a cura) teria sido de uma mulher (faixa etária entre 20 e 59 anos) que havia tido contato com pessoa com suspeita de Covid-19 em viagem para São Paulo. O material biológico nessa paciente foi coletado no dia 20 de março, mesmo dia em que coletou o material biológico de um homem (também na faixa etária de 20-59 anos) de Janaúba com histórico de viagem para Londres, na Inglaterra, na Europa. O exame dele atestou positivo para a Covid-19, mas, segundo a prefeitura, não apresenta mais sintomas após ficar em “quarentena”.
No boletim municipal consta que esses dois pacientes se encontram bem com melhora do quadro clínico.
CASOS SUSPEITOS COMEÇARAM A AUMENTAR NO DIA 25 DE MARÇO
A situação já demonstrava preocupante diante do registro ocorrido no dia 25 de março ocasião em que o número de casos suspeitos atingiu a marca de 26 sendo o dobro do que havia dois dias antes. E a partir daí o gráfico dos casos suspeitos/em investigação apresentava marcação crescente, uma vez que na sexta-feira da semana passada, dia 27, os casos em investigação pularam para 42 e finalizou o mês passado com 55 casos suspeitos/em investigação.
Nesta primeira semana de abril novas ocorrências de notificações de casos suspeitos/em investigação no município de Janaúba o que pode ser comprovado no boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde às 12h30 deste domingo, dia 5 de abril, em que monitora 83 casos, dos quais 5 descartados, 2 confirmados e 76 em investigação/suspeitos.
NOVOS RESULTADOS DOS EXAMES PODEM SER LIBERADOS AMANHÃ
Apesar de ter catalogado 83 notificações de pacientes com sintomas semelhantes ao da Cobid-19, o sistema de saúde em Janaúba havia realizado a coleta de material biológico em 13 casos suspeitos, conforme relatório da Superintendência Regional de Saúde na terça-feira, dia 31 de março, ao qual o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso. Isso implica em dizer que número de exame laboratorial que está sendo feito equivale a 15% do total da quantidade de casos notificados pela secretaria municipal, com base ao boletim deste domingo, 5.
Ao site do jornalista Oliveira Júnior o Núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Janaúba informou que é aguardado para os próximos dias – podendo ser amanhã, segunda-feira, dia 6 – novos resultados de exames. Considerando que foram enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) o material biológico referente a 13 casos suspeitos/em investigação de Janaúba, sendo que 5 já foram descartados e 2 confirmados, então, nesse caso, são aguardados os resultados de seis casos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA