RIO GORUTUBA ESTÁ CHEIO, NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA JÁ SUBIU 2 METROS NESTE MÊS

  • Chuva acumulada este mês nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha é de 237 milímetros contra 144 milímetros registrados em março de 2019 
  • Hoje, quinta-feira, o volume de água na represa aumentou em 19 centímetros 
  • Com 18,7% da sua capacidade, barragem gorutubana hoje tem 1,74 metro de água a mais em relação ao dia 12 de março do ano passado 
  • Desde outubro de 2019 até hoje, 12 de março de 2020, represa do Bico da Pedra recebeu 5,26 metros de água e utilizou 1,55 metro no mesmo período, sobra de 3,71 metros 
Foto reprodução rede social
Rio Gorutuba, região do distrito de Barreiro da Raiz, dia 12 de março de 2020.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O rio Gorutuba está cheio acima da barragem do Bico da Pedra. De acordo com informações de moradores e produtores rurais, tem chovido nesta semana na região do distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba, e também no município de Francisco Sá, onde se encontra a nascente e afluentes do rio Gorutuba.
O aumento no volume de água no rio Gorutuba faz com que haja elevação no nível de água na barragem do Bico da Pedra, construída nos anos 70 em trecho desse rio e que fica em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
De acordo com informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, nesta quinta-feira, dia 12 de março, aumentou em 19 centímetros o volume de água na represa gorutubana numa comparação ao dia de ontem que havia registrado sete centímetros a mais de água com relação a terça-feira, dia 10.

Imagem rede social
Rio Gorutuba, região do distrito de Barreiro da Raiz, nesta quinta-feira, dia 12 de março de 2020.

Com isso, nestes doze primeiros dias de março o nível de água na barragem do Bico da Pedra já subiu 2,02 metros, enquanto que no mesmo período do ano passado, quer dizer, de 1º a 12 de março, teve foi redução de 13 centímetros. Conforme levantamento do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), hoje, quinta-feira, 12 de março, na represa tem 1,74 metro de água a mais numa comparação a um ano atrás.
Com o volume de 93,90 hm3 (hectômetros cúbicos), ou, 93,9 milhões de metros cúbicos de água, que corresponde a 18,7% da capacidade de seu armazenamento, a barragem do Bico da Pedra recebeu a recarga de 5,26 metros de água desde outubro de 2019 até hoje, dia 12 de março de 2020. Nesse período foi utilizado 1,55 metro. Isso implica em dizer que em cinco meses e meio há uma recuperação de 3,71 metros de água na represa do Vale do Gorutuba. Mas, ainda faltam 15,52 metros de água para a barragem ficar cheia.
CHUVA
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através da estação coletora instalada na Epamig, na cidade de Nova Porteirinha e a poucos metros da cidade de Janaúba, nessa quarta-feira, dia 11, choveu o correspondente a 27,6 milímetros nestas duas cidades. E mais 4 milímetros nesta quinta-feira.
A chuva acumulada nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba em março de 2020 é 237,7 milímetros contra 144 milímetros de março do ano passado.
Neste ano de 2020, a chuva acumulada nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha é de 640,2 milímetros, quer dizer, entre 1º de janeiro e o início da manhã desta quinta-feira, dia 12 de março. No período chuvoso que compreende de outubro de 2019 a 12 de março de 2020 choveu o correspondente a 807,2 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, conforme dados do Inmet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA