PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA DISPENSA SERVIDORES DA ÁREA DE ODONTOLOGIA, MEDIDA NA CONTRAMÃO JUSTAMENTE NESTE MOMENTO EM QUE O SISTEMA DE SAÚDE NECESSITA DE REFORÇO PROFISSIONAL PARA PREVENIR A POPULAÇÃO

  • Atendimento não emergencial na área de Odontologia foi suspenso por ser setor de risco diante do coronavírus 
  • Ao invés de dispensar os 6 profissionais de saúde, prefeitura poderia remanejar eles para áreas afins, ajudar na campanha de vacinação contra a gripe na próxima semana ou ainda para compor o grupo de apoio nas ações de suporte nos hospitais de Janaúba, neste momento contra o Covid-19 
  • Hoje, 19 de março, é feriado em Nova Porteirinha e a prefeitura se encontra fechada

O parágrafo 2º do artigo 6º do decreto 15/2020 da Prefeitura de Nova Porteirinha frisa que estão suspensos os atendimentos não emergenciais na área de Odontologia nesse município.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Pelo menos 6 profissionais do setor de Saúde foram dispensados das atividades na Prefeitura de Nova Porteirinha na tarde dessa quarta-feira, dia 18 de março. De acordo com informações obtidas pelo site do jornalista Oliveira Júnior, são profissionais que vinham atuando na área de Odontologia.
São dois odontólogos, dois técnicos em saúde bucal e dois auxiliares em saúde bucal. Uma das justificativas para a demissão desses seis profissionais é diante da decisão em suspender os atendimentos não emergenciais (parágrafo 2º do artigo 6º do decreto 15/2020 da Prefeitura de Nova Porteirinha) dos consultórios odontológicos como forma de evitar possível contaminação pelo Covid-19 (coronavírus).
A medida preventiva é aceitável, contudo a demissão dos profissionais de saúde é um ato na contramão das recomendações que os municípios estão adotando – isso conta no artigo 5º do decreto 15 da Prefeitura de Nova Porteirinha com data de 18 de março de 2020 – em evitar justamente a concessão de férias aos servidores para que os mesmos fiquem à disposição em caso de necessidade nesse momento de unificar as ações na prevenção não somente ao coronavírus, mas assim como ajudar a população no combate à gripe, à dengue e outras patologias.
Diante disso, o mais sensato é a administração da Prefeitura de Nova Porteirinha rever o ato de demissão dos 6 profissionais da saúde praticado ontem, ou seja, desfalcou justamente o setor que mais está precisando de reforço agora. Com a dispensa desses 6 profissionais da saúde a administração local pode economizar algo em torno de R$ 10 mil por mês. Matematicamente é uma coisa, mas é uma atitude incomum neste momento. Sobretudo que na próxima semana iniciará a campanha de vacinação contra a gripe e esses seis profissionais poderiam ser remanejados para essa campanha ou então atividades em áreas afins.
Além disso, os dois hospitais de Janaúba, cidade separada da cidade de Nova Porteirinha pelo rio Gorutuba, devem anunciar hoje, quinta-feira, dia 19, o plano de contingência para a prevenção ao coronavírus e outras doenças nesse período sazonal do verão e outono, no caso da dengue e da gripe. Nesse caso, a Prefeitura de Nova Porteirinha poderia contribuir com a disponibilidade dos seis profissionais (dois dentistas, dois técnicos em saúde bucal e dois auxiliares em saúde bucal) para ajudar, mesmo não sendo nas áreas específicas das especialidades deles.
Hoje, 19 de março, em Nova Porteirinha é feriado por ser uma data religiosa tradicional, Dia de São José.
Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não foi dispensa, mas sim afastamento. E que os profissionais afastados por 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado, estarão sendo remunerados. No entanto, sobre o afastamento remunerado não foi esclarecido aos profissionais afastados.
O município conta (ou contava até ontem) com 4 odontólogos (dentistas) e que 2 ficariam atendendo pela manhã, tarde e noite nesse período somente casos emergenciais.

Entretanto, o site apurou que em outros municípios não está havendo o afastamento, mas sim uma escala de revezamento justamente para não sobrecarregar o profissional e nem o setor.







Decreto 15 de 18 de março de 2020 da Prefeitura de Nova Porteirinha .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID