DIOCESE DE JANAÚBA SUSPENDE POR 30 DIAS AS MISSAS PRESENCIAIS, MAS MANTERÁ AS IGREJAS ABERTAS PARA ORAÇÃO INDIVIDUAL COM BASE NO DECRETO DE CADA MUNICÍPIO

  • Nesse período serão realizados os casamentos já agendados, mas seguindo as normas de cada município no combate ao coronavírus 
  • Diocese suspende na região de Janaúba, a partir de amanhã, dia 19, os mutirões de confissões, catequese, grupo de orações e atividades dos movimentos ligados à Igreja Católica 
  • Desde o dia 28 de fevereiro, a Diocese de Janaúba orienta os fiéis a não rezar o Pai Nosso de mãos dadas e nem efetuar o abraço de paz 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Após a orientação para que os fiéis das paróquias da região de Janaúba não rezassem o Pai Nosso de mãos dados e nem efetuar o abraço de paz, medida essa que entrou em vigência no dia 28 de fevereiro deste ano ( confira AQUI), a Diocese de Janaúba anunciou no final da tarde desta quarta-feira, dia 18 de março, novas orientações para a comunidade católica objetivando a prevenção para evitar a propagação do Covid-19, o coronavírus.
Em comunicado que passará a vigorar a partir de amanhã, quinta-feira, 19 de março, a Mitra Diocesana de Janaúba adota novas medidas, dentre elas a suspensão imediata dos mutirões de confissões. Os sacramentos individuais como confissão e unção dos enfermos deverão ser ministrados somente em caso de necessidade e respeitando as normas de segurança.
No comunicado à população, principalmente à comunidade católica, o Bispo Diocesano de Janaúba, Dom Roberto José da Silva, ressalta que a defesa da vida é um imperativo evangélico e, diante disso, torna-se necessário suspender a catequese com crianças, reuniões, cursos, grupos de orações, terços dos homens, terços das mulheres, retiros ou quaisquer outras atividades de associações e movimentos ligados à Igreja Católica.
Outra decisão é que o funcionamento das secretarias das paróquias seja para trabalhos internos, transferir os festejos de padroeiros, religiosos ou sociais para depois d da suspensão dessas recomendações. Os fiéis ficam dispensados nos próximos 30 dias das missas na área de abrangência da Diocese.
No comunicado, o bispo recomenda que os fiéis façam sua comunhão espiritual acompanhando os meios de comunicação radiofônico, televisivo e pelas plataformas da internet. Nesse documento da Mitra Diocesana consta a medida em manter as igrejas abertas para oração individual se possível com exposição do Santíssimo Sacramento, sem aglomeração de pessoas. No domingo, a Catedral de Janaúba ficará aberta o dia todo após a missa das 7h da manhã, para oração pessoal com exposição do Santíssimo Sacramento.
Adia as celebrações de batismo, crisma e primeira eucaristia até quando permanecer as decisões desse comunicado. O bispo Dom Roberto informou que a igreja católica na área de abrangência da Diocese de Janaúba irá realizar apenas os casamentos já agendados e respeitando as normas prescritas por decreto governamental de acordo com cada município, por exemplo o limite de pessoas por casamento.
Ainda no comunicado, a Diocese de Janaúba orienta a comunidade católica a recitar diariamente o terço em casa, às 15h, na hora da misericórdia suplicando ao Senhor que livre a população do infortúnio do Covid-19.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID