DECRETO PROÍBE NOVOS HÓSPEDES EM HOTÉIS E MOTÉIS EM MONTES CLAROS, ONDE O COMÉRCIO FECHARÁ A PARTIR DE AMANHÃ, DOMINGO, DIA 22, ATÉ O DIA 21 DE ABRIL: EFEITOS DO COVID-19

  • Prefeitura permite o funcionamento de feiras já existentes e autorizadas pelo poder público, mercearias, supermercados, padarias, açougues, 
  • Farmácias, lojas e distribuidoras de água mineral e gás, lojas para alimentação para animais e produtos médicos veterinários também poderão funcionar 
  • Prefeitura de Montes Claros permite o funcionamento de oficina mecânica, posto de combustíveis, agências bancárias e casas lotéricas 
  • Prefeitura determina que a Copasa suspenda imediatamente o sistema de rodízio no abastecimento de água em Montes Claros



MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – A partir de amanhã, domingo, dia 22 de março, vários setores trabalhistas, principalmente o comércio, em Montes Claros terão suas atividades suspensas por 30 dias. Pelo menos é o que consta no Decreto nº. 4007, 20 de março de 2020, assinado pelo prefeito Humberto Souto Guimarães, e publicado no site da Prefeitura de Montes Claros às 23h49 dessa sexta-feira, 19.
Lojas estarão fechadas a partir de amanhã, domingo, 22, até o dia 21 de abril. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que o decreto também proíbe a partir de segunda-feira, dia 23 de março, a aceitação de novos hóspedes nos hotéis, motéis e similares no município de montes Claros até a vigência desse decreto, inicialmente pelo prazo de 30 dias.
As medidas, segundo o prefeito, seguem o reconhecimento de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em virtude de doença infeciosa viral respiratória Covid-19, causada pelo agente novo coronavírus que constitui desastre biológico tipificado pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
Diante disso, a Prefeitura de Montes Claros decretou ontem que a partir do dia 22 de março (amanhã, domingo) fica suspenso o funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino e dos estabelecimentos comerciais, inclusive shoppings centers localizados no município de Montes Claros.
O QUE PODERÁ FUNCIONAR
No decreto 4007 da administração municipal de Montes Claros consta que poderão funcionar nesse período os seguintes estabelecimentos, desde que sejam adotadas medidas de prevenção ao Covid-19, as farmácias, drogarias e lojas de produtos médicos hospitalares; lojas de venda de alimentação para animais e produtos médicos veterinários.
Também estão facultados de funcionamento os hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, dentre eles o Mercado Municipal Central, Mercado Municipal Sul e o Ceanorte.
E ainda, lojas de conveniência; lojas e distribuidoras de água mineral; lojas e distribuidoras de gás; padarias, postos de combustíveis, oficinas, agências bancárias e similares e lotéricas. No entanto, pelo decreto, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior das lojas de conveniências, padarias, hipermercados, supermercados, mercados, mercearias.
FEIRAS LIVRES LIBERADAS, COM RESTRIÇÕES
Nesse decreto, o prefeito de Montes Claros menciona que será permitido o funcionamento das feiras livres já existentes e autorizadas pelo Poder Público, com o atendimento dos seguintes requisitos: venda exclusiva de produtos hortifrutigranjeiros e laticínios de produção artesanal; espaçamento mínimo de 05 (cinco) metros entre as barracas, com apenas uma fileira ao longo da via pública, ainda que importe em ampliação de sua área de funcionamento.
BARES E RESTAURANTES
Pelo decreto 4007 da Prefeitura de Montes Claros, os bares, restaurantes e similares poderão funcionar, exclusivamente, mediante serviços de entrega.
Estarão suspensos os eventos esportivos, academias, boates, cinemas, espetáculos de qualquer natureza, shows, atividades de clubes de serviço, lazer e similares. Os cultos e demais manifestações religiosas somente poderão ocorrer sem a presente de público, devendo, quando ocorrerem, privilegiar-se a reprodução ou transmissão por meio da rede mundial de computadores.
COPASA
Prefeitura determina que a Copasa suspenda imediatamente o sistema de rodízio no abastecimento de água em Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA