COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, OS IDOSOS SERÃO VACINADOS EM CASA

  • Nesse primeiro momento a imunização contra a gripe Influenza e H1N1 é para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde 
  • Dia 16 de abril para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento 
  • Dia 9 de maio: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional 
Imagem Oliveira Júnior
A Técnica em Enfermagem, Vanilde Pereira da Silva, responsável pela Sala de Vacina da UBS Herlinda Silveira, bairro Padre Eustáquio, em Janaúba, informa que a vacinação contra a gripe será na casa dos moradores idosos.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Teve início nesta segunda-feira, dia 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1 para idosos acima de 60 anos e profissionais que atuam na área de Saúde. O que chama atenção é o comprometimento dos idosos quanto ao chamamento para serem imunizados. Mesmo que a imunização estará sendo em domicílio, alguns moradores de Janaúba nessa faixa etária procuraram a unidade de saúde para receberem a vacina.
Para evitar a chamada “viagem perdida” dos que foram aos postos de saúde na manhã de hoje, as equipes de vacinação decidiram pela vacinação dos idosos na própria unidade, como ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS), Herlinda Silveira, no bairro Padre Eustáquio. Houve a orientação quanto ao distanciamento de uma pessoa e outra, para isso utilizou a instrução da composição de pelotões em desfile cívico, ou seja, estenda o braço (depois abaixe) próximo ao ombro da pessoa à frente e, com isso, mantenha no mínimo a distância proporcionada por esse gesto.

Foto Oliveira Júnior
Profissional da Saúde orienta ao público sobre o distanciamento um do outro no atendimento na UBS, em Janaúba: diante do comparecimento foi decidido pela imunização desses idosos, mas a vacinação será na casa dos moradores acima dos 60 anos.

À reportagem do site do jornalista Oliveira Júnior a Técnica em Enfermagem, Vanilde Pereira da Silva, da Sala de Vacina, informou que a equipe de vacinação com orientação de Enfermeiros estará visitando cada casa onde tenha idosos acima de 60 anos para aplicar a vacina contra a gripe.
Diante disso, explica Vanilde Pereira, não há a necessidade desse público ir à unidade de saúde. Tanto a UBS Herlinda Silveira quanto as outras unidades de saúde têm o cadastro do público alvo e vacinação ocorrerá no horário normal de funcionamento do setor de vacina de cada UBS, ou seja, no caso da UBS Herlinda Silveira, de 7h às 11h e de 13h às 17h, a partir de hoje, ressaltando que essa vacinação irá até o dia 22 de maio. A Secretaria de Saúde colocará em prática um plano eficaz para essa vacinação, pois também depende da logística de transporte do pessoal que aplicará a vacina.
A vacina contra a Influenza e a gripe H1N1 não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus. A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus.
PRIORIDADE NESSA VACINAÇÃO
A partir de hoje, segunda-feira, dia 23 de março, a imunização contra a gripe Influenza e H1N1 é para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.
A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Neste mesmo dia acontecerá o dia “D” de mobilização nacional de vacinação. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA