COM MAIS 2 CENTÍMETROS HOJE, BARRAGEM DO BICO DA PEDRA ESTÁ COM 21,6% DA SUA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

  • Volume de água na represa subiu 3 metros neste mês e hoje tem 2,02 metros de água a mais em relação a 24 de março do ano passado 
  • Entre outubro do ano passado e hoje, dia 24 de março de 2020, já choveu 839 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Nas últimas 24 horas o volume de água armazenada na barragem do Bico da Pedra aumentou em dois centímetros. Pode até ser quase nada, mas tem um significado importante diante do cenário de seca que estava acentuado na região por mais de seis anos. Foram dois centímetros hoje, mas a elevação de sábado para cá tem sido de 33 centímetros.
Outra situação positiva é que neste mês, quer dizer, de 1º de março até hoje, 24, o nível de água na represa do rio Gorutuba subiu em 3 metros, enquanto que no mesmo período do ano passado a cheia teria sido de 57 centímetros, pouco mais de meio metro.
De acordo com monitoramento do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), a barragem que fica perto das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, atualmente está com 21,6% da sua capacidade de armazenamento. O reservatório do Bico da Pedra estaria hoje, segundo o DIG, com 108,37 hm3 (hectômetros cúbicos), ou 108,37 milhões de metros cúbicos.
Entre outubro de 2019 e esta terça-feira, 24 de março, considerado como o período chuvoso na região, a barragem do Bico da Pedra recebeu a recarga de 6,24 metros de água e no mesmo período utilizou 1,55 metro o que deduz que em quase seis metros há uma sobra de 4,69 metros de água. A direção do DIG informa que está suspensa a liberação de água para a irrigação pelos canais, uma vez que há o aproveitamento das chuvas para manter a lavoura irrigada.
Numa comparação ao dia 24 de março do ano passado, hoje na represa gorutubana há 2,02 metros de água a mais. Para a barragem ficar cheia e transbordar seria necessário que o seu volume aumentasse em mais 14,54 metros.
CHUVA
Ontem, segunda-feira, dia 23 de março, choveu o correspondente a um milímetro nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba. O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que na madrugada de hoje, terça-feira, choveu 1,6 milímetro nestas duas cidades situadas na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
São 269,7 milímetros a chuva acumulada neste mês nestas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba, onde, neste ano, já choveu 672 milímetros, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através da estação coletora instalada na Epamig, na cidade de Nova Porteirinha e a poucos metros da cidade de Janaúba.
No período chuvoso que compreende de outubro de 2019 a 24 de março de 2020 choveu o correspondente a 839 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, conforme dados do Inmet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA