SINDICATO RURAL DE JANAÚBA E SENAR MINAS QUALIFICAM MULHERES SOBRE A PRODUÇÃO DE HORTA CASEIRA

Foto Oliveira Júnior
Turma que participou do curso de produção artesanal de alimentos e horta caseira realizado pelo Senar Minas e Sindicato Rural de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A oportunidade em colher no próprio quintal a alface a ser consumida no almoço e até a fonte de renda extra para a família. Esse foi o objetivo que um grupo de mulheres decidiu em adquirir conhecimento através de ação do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba em parceria com o Senar Minas e o Sistema Sindical Faemg.
“Praticamente não sabia nada e nesse curso obtive um aprendizado importante”, declarou a servidora pública Sideri Antunes com relação ao curso de horta caseira e produção artesanal de alimentos realizado pelo Sindicato Rural de Janaúba e Senar Minas no final de 2019. Decidida em cultivar hortaliças em casa e numa propriedade agrícola da família, Sideri aprendeu a combater as pragas que atacam as hortas.
Para dona Josefa foi ótimo em participar do curso através do qual tomou conhecimento sobre as técnicas de plantio. “Agora vou voltar para a roça e fazer uma horta correta”, disse dona Josefa que se aposentou e não pensou em duas vezes em integrar à turma do curso ministrado pelo engenheiro agrônomo Ronny Alex Araújo, monitor do Senar Minas.
O monitor Ronny Alex enalteceu a vontade de cada participante em aprender. “Elas ficavam atentas a cada orientação e executaram com garra as atividades demonstraram que aprenderam”, mencionou o instrutor que ensinou sobre o preparo da horta, como e que tipo de hortaliças a serem cultivadas, acompanhamento da germinação, colheita e pós-colheita.
Clarice foi uma das participantes do curso realizado em área do sitio “Toca do Lobo”, de propriedade de Ronaldo Pinheiro o qual também acompanhou a transmissão do conhecimento proporcionado pelo Senar Minas e Sindicato Rural de Janaúba. Na manhã e tarde dos dias do curso Clarice aprendeu sobre a utilização da adubação na horta. “Valeu a pena ter saído da cidade e ter vindo aqui no campo”, relatou Carla outra participante do curso da horta caseira.
A bancária aposentada Maria Jesus ressaltou que no curso foi instruído sobre a importância do planejamento na produção de alimentos como forma de obter resultados positivos. Ela agradeceu ao Sindicato Rural de Janaúba e ao Senar Minas em oportunizar o conhecimento.
O mobilizador social do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Sérgio Azevedo, o Vermelho, destacou a disponibilidade das pessoas em aprimorar o conhecimento e, no caso da turma do curso de horta caseira, estão aptas a colocar em prática o que aprendeu. Segundo ele, a intenção do Sindicato Rural e do Senar Minas é qualificar os profissionais e familiares para que os mesmos possam executar atividades no setor rural visando a produção de alimentos saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID