HOJE COMPLETAM 13 ANOS QUE A BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TRANSBORDOU PELA ÚLTIMA VEZ

  • Há 13 anos sem encher, represa que abastece Janaúba e Nova Porteirinha está em situação crítica: perdeu 17 metros e meio de água 
Fotos Oliveira Júnior
Última vez que a barragem, que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, transbordou: jorrou água pelo vertedouro com lâmina de água acima dos 80 centímetros.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesta sexta-feira completam 13 anos que a barragem do Bico da Pedra ficou e transbordou pelo vertedouro. Isso foi no final do dia 14 de fevereiro de 2007, conforme arquivo do site do jornalista Oliveira Júnior. Hoje, 14 de fevereiro de 2020, a situação é bem diferente tendo a represa do rio Gorutuba com 12% da sua capacidade de armazenamento de água, enquanto que 13 anos atrás sobrou água.
Além de encher o reservatório, ou seja, ficar com 100% da sua capacidade, o volume de água na barragem do Bico da Pedra excedeu em quase um metro. A água passou pelo vertedouro (muitos citam “sangradouro”) com 85 centímetros acima do nível do vertedouro.
Foi uma cena que chamou a atenção da população. Uns foram rever o fenômeno do transbordamento. Outros, viram pela primeira vez a represa gorutubana jorrar água naturalmente pelo vertedouro, quer dizer, atingir a sua capacidade e ainda liberar água para a perenização do rio Gorutuba.
Mas, hoje a situação é preocupante. Uma vez que a barragem atingiu um dos mais baixos volumes desde quando entrou em funcionamento no final de 1978. De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2020, o volume de água se encontra com 17,54 metros abaixo do nível de transbordamento. É dessa barragem que a Copasa capta água para abastecer as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e ainda todas as comunidades do Projeto Gorutuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA