CHUVA NA MADRUGADA DE HOJE, DIA 4 DE FEVEREIRO, FOI DE 133 MILÍMETROS NAS CIDADES DE JANAÚBA E DE NOVA PORTEIRINHA: 93% DA CHUVA OCORRIDA EM FEVEREIRO DO ANO PASSADO

  • Em menos de um dia, fevereiro de 2020 é o terceiro mais chuvoso nos últimos 8 anos 
  • Fevereiro de 2017 foi o mais chuvoso com 222 milímetros e fevereiro de 2016 e 2013 o menos chuvoso: 1,7 milímetro
  • Morador passeia de barco pelos bairros na cidade de Janaúba
Fotos rede social
Rua no bairro São Vicente na cidade de Janaúba na manhã de hoje, dia 4 de fevereiro, após a chuva na madrugada desta terça-feira.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Madrugada com chuva. Isso é que os moradores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha têm vivenciado nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, sendo a primeira chuva deste mês. Em fevereiro do ano passado a chuva começou na manhã do dia 5 de fevereiro.






Conforme o site do jornalista Oliveira Júnior constatou, a chuva hoje começou por volta de uma hora da madrugada e em menos de 60 minutos havia sido registrado o índice pluviométrico de 13,8 milímetros. Já no período de duas às três da madrugada choveu mais 38,8 milímetros. Foram mais 39 milímetros das 3h às 4h, 30,4 mm depois das 4h e mais 11 milímetros por volta de 5h da madrugada.
Fotos rede social
Rua na cidade de Janaúba na manhã de hoje, dia 4 de fevereiro, após a chuva na madrugada desta terça-feira.


Imagem e áudio Sandoval Souza

O radialista Sandoval Souza relata sobre a inundação no bairro Santo Antônio, em Janaúba, onde ele mora, sobretudo na rua Dona Marieta, próximo ao clube do DER-MG. Segundo o radialista, na gestão do prefeito José Benedito Nunes Neto (2009 a 2012) foram colocadas manilhas na rua para a drenagem de água pluvial e que recentemente a atual administração (2017 a 2020) retirou as manilhas e não agilizou no serviço de drenagem da referida rua.

Sendo assim, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em duas horas choveu o correspondente a 133,4 milímetros nas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba.




Fotos rede social
Situação de via pública no bairro São Gonçalo, em Janaúba, no início da manhã de hoje após a chuva.

Nos últimos oito anos, fevereiro de 2020 com 133 milímetros é o terceiro mais chuvoso nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. A maior concentração de chuva foi em fevereiro de 2017 com 222 milímetros. Já a menor chuva mensal de fevereiro foi nos anos de 2013 e 2016 quando houve o registro de apenas 1,7 milímetro no segundo mês de cada ano.












Fotos rede social
Canal da avenida Ecológica na madrugada desta terça-feira, dia 4 de fevereiro, com a chuva da madrugada.

Em fevereiro do ano passado (2019) choveu o correspondente a 142 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba, de acordo com dados do Inmet. Diante disso, em cinco horas nesta madrugada choveu 93% do total da chuva de fevereiro do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID